Neste exercício, você irá exibir os dados de superelevação em um gráfico, que pode ser utilizado para editar graficamente os dados de superelevação.
Este exercício continua a partir do Exercício 2: Calcular a superelevação para uma curva individual.
Criar uma vista de superelevação
A caixa de diálogo Criar vista de superelevação permite especificar as propriedades da vista de superelevação, incluindo o nome e o estilo da vista.
Em uma vista de superelevação, a linha de referência é uma linha horizontal indica a inclinação zero de pista. Nas propriedades da vista de superelevação, é possível especificar as cores das linhas que representam as inclinações de pistas e de acostamentos.
As outras propriedades de estilo de vista de superelevação, como as que afetam a malha e as legendas são similares às propriedades encontradas nos estilos do gráfico do perfil longitudinal e da seção.
Examinar a vista da superelevação
A linha branca representa uma linha base de 0% de inclinação. As linhas vermelha e azul representam as inclinações das pistas externas e dos acostamentos externos.
À medida que o alinhamento faz a transição para dentro da curva, as linhas vermelha e azul ilustram as seguintes transições:
Para o restante da curva, a linha vermelha escura não será visível porque ele estará obstruída pela linha vermelha clara.
Iniciando na estaca 0+512.66, as pistas começam a fazer a transição do estado totalmente superelevado.
Observe que há uma curva onde cada linha faz a transição para dentro ou para fora de um estado superelevado. As curvas estão presentes nesta curva de superelevação, mas não em outras, porque você selecionou a opção de suavização de curva durante o Exercício 2: Calcular a superelevação para uma curva individual. Mais adiante neste exercício, você irá adicionar aprender como aplicar a suavização de curva a uma curva de superelevação já existente.
Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 4: Adicionar e modificar as estacas de superelevação.