Neste exercício, você irá atribuir elevações às linhas do recurso criadas a partir de linhas do AutoCAD no exercício anterior.
Este exercício continua a partir do Exercício 1: Criar linhas de recurso.
Editar as elevações da linha do recurso
Este exercício usa o Grading-2.dwg com as modificações feitas no exercício anterior.
No Editor de elevação de nivelamento, você verá o comprimento de cada segmento e as elevações em cada vértice. Observe que, conforme especificado no Exercício 1: Criar linhas do recurso, a elevação do primeiro ponto é de 688.000 e a elevação do último ponto corresponde com a elevação da superfície. Os valores de elevação dos dois pontos intermediários são automaticamente interpolados com base nos valores de ponto inicial e final. É possível utilizar esta tabela para editar a elevação e os valores de declividade. Agora você irá atribuir valores de elevação para a linha AB.
Nos próximos passos, você irá inserir um ponto de elevação na linha do recurso.
Inserir um ponto de elevação em uma linha de recurso
Na linha do recurso AB, você verá um círculo pequeno e uma dica de ferramenta que mostra o valor da estaca e a elevação do ponto. É possível utilizar o cursor para mover o ponto para uma nova localização.
O ponto será adicionado à tabela no Editor de elevação de declividade, onde é possível editar a estaca, a elevação, a declividade e o comprimento (distância entre pontos).
Alças de edição são exibidas para os pontos finais e de elevação. É possível clicar no ponto de elevação e deslizá-lo ao longo da linha. Também é possível clicar em uma das extremidades e movê-la para uma nova localização. Ao executar uma edição por alça, os valores no Editor de elevação de declividade se atualizam.
Nos próximos passos, você irá espelhar a linha do recurso BC pela superfície do terreno existente. Este comando atribui uma elevação para cada vértice da linha do recurso.
Espelhar uma linha do recurso em uma superfície
O Editor de elevação exibirá os dados de cada ponto de elevação ao longo da linha do recurso BC, incluindo sua elevação, a distância e a declividade para o próximo ponto. Uma linha do recurso na superfície como essa pode ser um ponto inicial útil para um nivelamento. É possível usar os controles na parte superior do Editor de elevação de nivelamento para adicionar e excluir pontos de elevação e para ajustar suas elevações. É possível selecionar vários pontos na tabela para as operações do grupo, tais como elevar ou baixar a mesma quantidade, ou “nivelar” suas elevações para o mesmo valor.
Para continuar com este tutorial, vá para Exercício 3: Criar nivelamento.