Neste exercício, você irá usar alças em uma vista de superelevação para modificar as inclinações transversais de superelevação e valores críticos de estaca.
Este exercício continua a partir do Exercício 4: Adicionar e modificar as estacas de superelevação.
Examinar as alças
Uma série de alças aparece em cada uma das estacas críticas de superelevação ao longo de cada linha, assim como na vista de superelevação. Você aprenderá a finalidade das alças mais adiante neste exercício.
Mover de forma gráfica uma estaca crítica
Somente as alças da região de superelevação selecionada serão exibidas.
O cursor efetua o snap para a alça e um menu de opções é exibido. É possível usar a alça para alterar o valor da estaca, adicionar ou remover uma estaca crítica.
A transição na região é atualizada.
O novo valor da estaca também é mostrado no editor tabular de superelevação e no gerenciador de curva de superelevação.
Remover ou aplicar suavização da curva
O cursor efetua o snap para a alça e um menu de opções é exibido. É possível usar este manipulador para alterar a inclinação transversal nesta estaca crítica, remover quebra de nivelamento ou remover suavização de curva.
A curva será removida da quebra de nivelamento.
É possível utilizar o mesmo processo para adicionar suavização de curva a uma quebra de nivelamento.
Alterar a inclinação transversal na estaca crítica da superelevação
Quando a alça da declividade estiver de cor ciano, existe uma quebra de nivelamento na localização atual. Como outras alças da cor ciano em uma vista de superelevação, um menu de opções é exibida.
Quando a alça da declividade estiver cinza, a localização atual tem uma declividade consistente. Como nenhuma quebra de nivelamento está presente, a única opção é alterar a inclinação transversal.
Observe que a cor da alça agora é ciano. Isso aconteceu porque foi criada uma quebra de nivelamento na localização atual.
Alterar a inclinação transversal entre as curvas de superelevação
O cursor efetua o snap para a alça e um menu de opções é exibido. É possível usar esta alça para alterar a inclinação transversal de um ou ambos os ombros ou pistas entre o as estacas críticas de superelevação anteriores ou próximas. Esta alça está disponível nas seções onde pistas ou acostamentos são totalmente superelevados, bem como em tangentes que estão entre curvas.
As inclinações transversais dos acostamentos da esquerda e da direita são atualizadas.