Exercício 2: Criar critérios de nivelamento

Neste exercício, você irá criar um conjunto de critérios de nivelamento para um nivelamento de valeta e criar três critérios no conjunto.

Cada critério de nivelamento fornece uma fórmula padrão para a criação de uma inclinação nivelada. Valores individuais de critérios de nivelamento podem ser bloqueados para que não possam ser alterados para nivelamentos individuais.

Este exercício continua a partir do Exercício 1: Revisar as configurações de nivelamento.

Criar um conjunto de critérios

    Nota:

    Este exercício usa o Grading-1.dwg com as modificações feitas no exercício anterior.

  1. Em Toolspace, na guiaConfigurações expanda coleção Nivelamento.
  2. Expanda a coleção Conjuntos de critérios de nivelamento.

    A coleção Conjuntos de critérios de nivelamento exibe os conjuntos de nivelamento existentes para o desenho. Você irá criar um novo conjunto de critérios de nivelamento e criar dois novos critérios dentro do novo conjunto.

  3. Clique com o botão direito em Conjuntos de critérios de nivelamento. Clique em Novo.
  4. Na caixa de diálogo Propriedades do conjunto de critérios de nivelamento, insira Conjunto de critérios de valeta no campo Nome e, opcionalmente, insira uma descrição.
  5. Clique em OK.

    O novo conjunto de critérios será exibido na coleção Conjuntos de critérios de nivelamento.

Criar um critério de nivelamento

  1. Clique com o botão direito em Conjunto de critérios de nivelamento. Clique em Novo.
  2. Na caixa de diálogo Critérios de nivelamento, clique na guiaInformações.
  3. No campo Nome, insira Distância a -6%.

    Este critério cria uma declividade para uma distância de 10 pés a uma declividade de -6%.

  4. Clique na guiaCritérios e especifique os seguintes parâmetros:
    • Alvo: Distância
    • Distância: 10.000’
    • Projeção: Inclinação
    • Formato: Declividade
    • Declividade: -6.000%
  5. Para o parâmetro Declividade, clique em para alterar para . Ao bloquear um valor de declividade em um critério de nivelamento, você não será solicitado a especificar o seu valor cada vez que utilizar o critério.
  6. Clique em OK.

Criar um segundo critério de nivelamento

  1. Crie um segundo critério repetindo o procedimento anterior. No entanto, utilize o nome Superfície a 4-1 Inclinação e defina os seguintes valores para os critérios:
    • Alvo: Superfície
    • Projeção: Corte/Aterro da inclinação
    • Ordem de pesquisa: Corte primeiro

    Defina os seguintes valores para os grupos de propriedades Projeção de inclinação do corte e Projeção do aterro da inclinação:

    • Formato: Inclinação
    • Inclinação: 4:1

    Este critério cria uma declividade para uma superfície existente a uma inclinação de 4-to-1.

  2. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Critérios de nivelamento

Criar um terceiro critério de nivelamento

  1. Crie um terceiro critério repetindo o procedimento anterior. No entanto, use o nome Elevação relativa na inclinação 3-1 e defina os seguintes valores para os critérios:
    • Alvo: Elevação relativa
    • Elevação relativa: -3.0’
    • Projeção: Inclinação
    • Formato: Inclinação
    • Inclinação: 3:1

    Este critério cria uma declividade para uma elevação relativa de -3 pés a uma inclinação de 3-para-1.

Para continuar com este tutorial, siga para Exercício 3: Criar estilos de nivelamento.