Editor de normas de rotatória: Análise de visibilidade: Linha de visão

Cada linha de visão é definida em uma página separada.

Clique no botão Novo na página Visibilidade ou selecione a linha de visão necessária na lista expandida. A página ou a caixa de diálogo Linha de visão é exibida.

Selecione um Tipo de linha de visão na lista suspensa.

Insira um Nome para a linha de visão. Normalmente, esta pode ser o mesmo que o tipo. Isso é o que é exibido nas Propriedades da rotatória para você selecionar.

Cuidado: O nomes da linhas de visão (que normalmente coincidem com os nomes fornecidos na norma para um determinado jurisdição), podem ser enganosos se utilizados em rotatórias em uma jurisdição diferente. Por exemplo, uma linha de visão da Inglaterra que se refere aos ‘veículos entrando da direita’ será de fato exibida em uma rotatória dos EUA na esquerda.

Insira a Distância de visibilidade, que poderá ser uma distância fixa, mas mais provavelmente se baseará na velocidade do veículo e poderá ser definida em uma tabela dependendo da norma.

Se a distância de visibilidade for fixa, selecione Distância fixa e digite o valor no campo de edição fornecido.

Se a distância estiver listada em uma tabela, selecione Com base na tabela e clique no botão [...] para selecionar a tabela.

Se a distância for calculada a partir de uma equação, selecione Com base na equação e clique no botão [...] para selecionar a equação.

Se a Distância de visibilidade estiver definida para qualquer valor diferente da Distância fixa, então você precisa especificar a Velocidade que pode ser definida com uma distância fixa ou com diversos valores de seu projeto.

Se a velocidade for fixa, selecione Velocidade fixa e digite o valor no campo de edição fornecido.

Caso contrário, selecione uma das opções alternativas listadas na lista suspensa. Observe que a velocidade normalmente se refere ao sujeito, mas, em alguns casos faz referência ao objeto, por exemplo, o tipo Visibilidade da entrada anterior utiliza a velocidade do veículo na entrada anterior para determinar a distância de visibilidade.

Selecione o Ícone do sujeito, o ícone (se houver) que você deseja utilizar para o visualizador.

Selecione a Posição do sujeito, a pista da estrada na qual o visualizador deve ser inserido.

Selecione o Deslocamento lateral do sujeito, o deslocamento do visualizador na pista selecionada. Este pode ser o centro da pista ou o deslocamento da marcação da pista na margem lateral ou fora da margem ou do meio-fio. Se você selecionar um deslocamento, então é preciso especificar o valor no campo de edição fornecido.

Selecione o Deslocamento longitudinal do sujeito, o deslocamento ao longo da pista a partir de um recurso especificado. Isso pode ser um deslocamento da linha de entroncamento ou de um cruzamento (se um existir) ou, no caso de linhas de visão circulatórias, um deslocamento angular expresso como um rumo completo do círculo (WCB). Em todos os casos, você precisa inserir um valor de deslocamento no campo de edição.

Insira a Altura de visualização do sujeito, a altura do visualizador acima do nível do solo.

Selecione o Ícone do objeto, o ícone (se houver) que você deseja utilizar para o ponto de destino.

Selecione a Posição do objeto, a localização do objeto ou o ponto de destino.

Insira a Altura do objeto, a altura do objeto visualizado acima do nível do solo.

Selecione Área de visibilidade da hachura se você desejar que a área visível seja hachurada. Se esta opção não estiver selecionada, você verá apenas a extensões da zona visível.