Você pode usar alças para mover, encurtar ou esticar objetos de tubulação ou estrutura, ou para alterar o tamanho de uma tubulação.
Alguns dos comportamentos de edição por alças para tubulações e estruturas são similares ao comportamento de edição por alças para alinhamentos.
Ao mover uma tubulação em uma rede de tubulação usando alças, as estruturas conectadas à tubulação não mais estão conectados à mesma, a não ser que o extremo da tubulação que está sendo segurada for movido para outra localização dentro da rede.
Uma tubulação é desconectada de uma estrutura se a extremidade estiver anexada a uma estrutura. Se alça a extremidade da tubulação e outra estrutura, é possível conectá-la à mesma quando um glifo aparece junto à alça.
Editar pro alça uma tubulação que esteja conectado a uma estrutura não move a estrutura junto com ela. Dependendo do comportamento da tampa do dispositivo e do poço coletor da estrutura, pode ser necessário ajustar a estrutura verticalmente para acomodar uma nova elevação do poço coletor ou topo do barril, quando a tubulação é desconectada da estrutura.
Quando a localização de uma estrutura é editada, todas as extremidades de tubulações conectado à ela movem, junto com a estrutura. As elevações das extremidades de tubulações originais conectadas à estrutura são mantidas.
Os seguintes comportamentos se aplicam para a conectividade de tubulações e estruturas:
Ao editar a alça de uma tubulação, se nenhum snap de objeto tridimensional é usado (qualquer valor diferente de zero), a elevação da extremidade da tubulação é mantida quando a tubulação é conectada a uma nova estrutura.
Quando uma tubulação é editada por alças e passa sobre uma tubulação existente que irá “quebrar", a extremidade da tubulação que está sendo editada se move para a elevação da tubulação que está sendo quebrada.
As alças de alongamento nas extremidades das tubulações estendem a extremidade da tubulação em uma vista de planta 2D, enquanto mantém a inclinação da tubulação. Um snap 3D não afeta as elevações da tubulação ao usar a alça de alongamento ou as alças de redimensionamento.
Ao visualizar e editar redes de tubulação em uma vista de planta, é possível rapidamente editar não somente a geometria bidimensional da tubulação, mas também é possível efetuar o snap da tubulação para as localizações tridimensionais para afetar a elevação da extremidade de uma tubulação, ou de ambas as extremidades simultaneamente.
Em uma vista de planta, clicar na alça livre da extremidade move a extremidade selecionada da tubulação para um novo ponto especificado. O ponto médio e o ponto final oposto da tubulação são mantidas durante esta edição. Em uma tubulação curvada, o comportamento é idêntico ao do objeto de arco do AutoCAD.
Isto move toda a tubulação para um novo ponto especificado. Em uma tubulação curvada, as alças do ponto médio se comportam da mesma forma que os objetos de arco do AutoCAD: os pontos finais são mantidos e o cursor atua como uma localização de passagem.
Uma tubulação podem se tornar mais curta ou mais comprida por manipular a extremidade da tubulação. Somente a extremidade que é manipulada encurta ou aumenta. A direção da tubulação não alterar ao executar este tipo de edição por alça.
a alça de redimensionamento do ponto central permite redimensionar a largura de tubulação com base nos tamanhos de tubulação disponíveis na lista de peças e no catálogo de peças para a tubulação selecionada atual.
Quando você a alça de redimensionamento do ponto médio em uma tubulação, uma série de linhas paralelas são exibidos junto com a tubulação. Cada linha paralela representa uma largura de tubulação disponível. O texto de dica de ferramenta exibe a largura da tubulação. Você pode efetuar o snap para qualquer uma das linhas paralelas e selecionar uma nova largura da tubulação.