Caixa de diálogo Gerenciador de declive transversal de curva

Utilize esta caixa de diálogo para revisar detalhes de declive transversal de curva e editar critérios de projeto.

Curva em superelevação ferroviária

Exibe o nome da curva e realça a curva no desenho. Selecione uma curva na lista, ou clique em Anterior ou em Próximo para navegar pelas curvas.

Alternar o pan em tempo real

Executa o pan na curva selecionada no desenho.

Criar curva definida pelo usuário
Cria uma curva definida pelo usuário a partir de entidades de alinhamento no desenho. Essa função permite criar curvas definidas pelo usuário a partir de espirais ou tangentes e definir a superelevação ferroviária para elas. Utilize as ferramentas de layout de alinhamento para adicionar espirais ou tangentes ao alinhamento e, a seguir, na caixa de diálogo Gerenciador de curva de superelevação ferroviária, clique no botão Criar curva definida pelo usuário e selecione as entidades de espiral ou tangente no desenho. Especifique um raio para a curva e, em seguida, clique no botão Assistente de superelevação ferroviária para definir a superelevação ferroviária para a nova curva.
Nota: É necessário especificar um valor de raio para uma curva definida pelo usuário, mesmo que as entidades selecionadas forem compostas somente de tangentes. Se você não especificar um valor de raio, a superelevação ferroviária não poderá ser calculada com o Assistente de superelevação ferroviária.

Detalhes de declive transversal de curva

Nome da curva

Especifica o nome da curva. A curva é realçada no desenho.

Definição da curva

Exibe a definição da curva.

  • Automático: a curva foi detectada automaticamente.
  • Definido pelo usuário: a curva foi criada manualmente
Velocidade do projeto

Especifica a velocidade de projeto para a curva. Clique em para exibir a guia Velocidades de projeto das Propriedades de alinhamento, onde é possível adicionar ou alterar velocidades de projeto no alinhamento. Para obter mais informações, consulte guia Critérios de projeto (caixa de diálogo Propriedades de alinhamento).

Nota: As seguintes propriedades de curva são somente para leitura:
  • Raio
  • Direção
  • Estaca inicial
  • Estaca final
  • Comprimento
  • Largura da via

Clique com o botão direito em qualquer um desses itens para as opções para fazer zoom ou o pan para propriedade no desenho.

Detalhes da transição de entrada e da transição de saída.

Entidades antes

Exibe o tipo de entidade e a direção das entidades antes da curva. Nenhum será exibido se o alinhamento começar com uma curva.

Método de transição

Exibe um dos seguintes:

  • Não calculado
  • Definido pelo usuário
  • Transição normal: ocorre na área onde a superelevação ferroviária altera de superelevação ferroviária zero para completa ou para superelevação ferroviária zero a partir de completa.
  • Transição reversa: ocorre entre duas curvas reversas costa a costa, onde superelevação ferroviária completa para uma curva transita para superelevação ferroviária completa na direção oposta.
  • Transição composta: ocorre entre duas curvas compostas de costa a costa, onde a superelevação ferroviária completa em uma curva transita para uma superelevação ferroviária completa da outra curva.

O método de transição é determinado com a ocorrência de sobreposição e o tipo de curva (reversa ou composta).

Sobreposição

Exibe um dos seguintes:

  • Não calculado
  • Com a curva anterior ou com a próxima curva
  • Resolvido
  • Nenhum

Critérios de declive transversal

Identifica os valores de parâmetro especificados quando a superelevação ferroviária foi calculada usando o assistente de Calcular superelevação ferroviária. Para obter descrições de cada propriedade, consulte o assistente de Calcular superelevação ferroviária.

Importante:

Em situações nas quais o arquivo de critérios de projeto não pode ser encontrado, você deve especificar um arquivo e atualizar o caminho do arquivo. Depois de especificar o arquivo, clique com o botão direito em uma célula Valor e clique em Aplicar para todo o alinhamento.

Nota:

Se você fizer uma alteração nos Critérios de superelevação ferroviária, o Status da superelevação ferroviária no Gerenciador de curva de superelevação ferroviária exibirá para indicar que o status está “Desatualizado”. Clique no botão Recalcular para atualizar a exibição dos dados.

Nota:

Quando editar os Critérios de declive transversal no Gerenciador de curva de declive transversal, as alterações somente serão aplicadas à curva atualmente exibida. Para aplicar as alterações para todas as curvas, clique com o botão direito do mouse em uma célula de Valor e clique em Aplicar para todo o alinhamento.

Status da superelevação ferroviária

Exibe o status atual dos dados de declive transversal como Calculado, Não calculado ou Desatualizados.

Recalcular

Clique para recalcular a superelevação ferroviária em todas as curvas “desatualizadas”. Essa opção é exibida quando uma alteração é feita nos critérios de declividade ou na velocidade do projeto.

Assistente de superelevação ferroviária

Exibe a caixa de diálogo Calcular, onde é possível calcular a superelevação ferroviária para uma curva, uma seleção de curvas ou todo o alinhamento.

Editor tabular

Exibe o Editor tabular de superelevação ferroviária.