Referência de consultas de grupo de pontos

Você pode utilizar o desenvolvedor de consultas de forma mais eficaz se você compreender os componentes de uma consulta.

Uma consulta consiste em expressões que são combinadas utilizando operadores de definição.

Expressões

Uma expressão consiste nos três componentes a seguir:

Utilize propriedades, operadores de comparação e valores para criar expressões como a seguinte:

Operadores de definição (E, OU e NÃO)

Utilize operadores de definição para combinar ou negar expressões.

Por exemplo, se você combinar as duas primeiras expressões acima com o operador de definição OU, a consulta resultante será:

(Número do ponto = 1-100) OU (Elevação do ponto > 1200)

A consulta acima adiciona ao grupo de pontos qualquer ponto com um número de ponto entre 1 e 100 ou uma elevação maior que 1200.

Se você combinar as primeiras duas expressões acima com o operador de definição E, a consulta resultante será:

(Número do ponto = 1-100) E (Elevação do ponto > 1200)

A consulta acima adiciona ao grupo de pontos qualquer ponto com um número de ponto entre 1 e 100 e uma elevação maior que 1200.

O operador NÃO permite excluir pontos utilizando critérios especificados. Por exemplo, se você houver precedido a primeira expressão acima com o operador NÃO, a consulta resultante será:

NÃO (Número do ponto = 1-100)

A consulta acima exclui pontos do grupo de pontos se o número do ponto estiver compreendido entre 1 e 100.

Utilizando parênteses para combinar expressões

Você pode utilizar parênteses para combinar expressões As expressões compreendidas entre parênteses são avaliadas antes que elas sejam combinadas com outras expressões.

A seguinte consulta usa parênteses para combinar expressões:

(Descrição original = MON OU Descrição original = IP) E (Elevação do ponto > 200)

Como a consulta anterior é avaliada de acordo com os parênteses, primeiro (Descrição original = MON OU Descrição original = IP) é avaliado e, depois, (Elevação do ponto > 200) é avaliado; após, os dois resultados são avaliados conjuntamente utilizando o operador de definição E. A consulta adiciona à lista de pontos somente pontos com uma descrição original de MON ou IP que tenham elevações maiores que 200.

Precedência de operadores

Quando parênteses não forem usados para combinar expressões, a consulta será avaliada utilizando somente a seguinte precedência de operadores. A seguir, a lista de precedência dos operadores, do maior para o menor:

A seguinte consulta não utiliza parênteses para combinar expressões:

Descrição original = MON OU Descrição original = IP E Elevação do ponto > 200

Como a consulta é avaliada de acordo com a precedência acima, Descrição original = IP E Elevação > 200 é avaliado primeiro, e, em seguida, os resultados são avaliados com Descrição original = MON. A consulta adiciona à lista de pontos qualquer ponto com uma descrição original de IP e uma elevação >200. Ela também adiciona à lista de pontos qualquer ponto com uma descrição original de MON, independentemente de sua elevação.