Sobre cálculos de direção astronômica

Você pode utilizar a Calculadora de direção astronômica para calcular direções astronômicas de observações de Sun Shot e Star Shot.

Na Calculadora de direção astronômica, é possível especificar o tipo de cálculo como Sun Shot ou Star Shot. Uma Sun Shot calcula a direção astronômica a partir de observações solares pelo método de ângulo da hora e utiliza um procedimento de vante múltiplo. Uma Star Shot calcula a direção astronômica a partir de observações solares ou de Polaris pelo método de ângulo da hora e utiliza um procedimento de vante único.

Cada método requer uma origem de Hora UT1 (rádio) e um cronômetro para medir as observações com precisão. Defina o cronômetro em zero (0) em Hora UT1. Inicie o cronômetro em um determinado intervalo de Hora UT1 e anote o valor de Hora UT1 (adicionando qualquer correção DUT necessária). Ao medir o ângulo horizontal para o sol ou para a estrela, grave a leitura do cronômetro (tempo parado) na caderneta de campo junto com os dados angulares.

Vante único

Este procedimento é recomendado para observações de Polaris ou qualquer outra observação que tenha um grande ângulo vertical inerente na observação. O procedimento de vante único utiliza a seguinte sequência: direto sobre alvo, direto sobre Polaris, reverso sobre o alvo, reverso sobre Polaris. Um tempo de cronometragem é gravado para cada indicação na Polaris. As duas leituras de tempo de cronometragem e as quatro leituras de círculo horizontal correspondem a um conjunto de dados. É recomendável que você execute um mínimo de três conjuntos.

Visibilidade adiante múltipla

Este procedimento é utilizado como um método de observação solar. Ele utiliza a seguinte sequência: direto sobre o alvo, múltiplo direto sobre o sol, múltiplo reverso sobre o sol (mesmo número de vezes do direto), reverso sobre o alvo. Um tempo de cronometragem é gravado para cada indicação sobre o sol. Emparelhe cada observação sobre o sol (e seu tempo de parada) com sua observação de alvo relacionada, e a insira no editor como um direto simples ou par reverso. O editor computa um azimute (ou rumo) para cada par. Você pode calcular a média de qualquer número destes azimutes. Não calcule a média de múltiplas observações por si próprias porque elas são dependentes de tempo e não uma função linear de tempo.

Exercício de tutorial: Calcular um azimute na calculadora de direção astronômica