Use o comando Definir elevação da linha base do corredor por referência para definir a elevação de um ponto em um corredor baseado em linha de recurso a uma determinada inclinação/declividade a partir de um local especificado. Este comando ajusta a elevação do PI correspondente na linha base do corredor de acordo com esse valor.
Use este comando para especificar a elevação de um ponto do corredor em relação a um objeto adjacente do desenho. A linha base do corredor a ser ajustada deve ser uma linha de recurso.
Após iniciar o comando, selecione um ponto de referência para definir o ponto inicial da inclinação ou da declividade, selecione um ponto no corredor e, em seguida, especifique a inclinação ou a declividade entre os dois pontos. O ponto do corredor é ajustado e o PI da linha de recurso mais próxima ao ponto selecionado no corredor é atualizado.
Se não houver um PI na linha base perto do ponto selecionado no corredor, use a opção Inserir para inserir o PI.
- Antes de executar o comando Definir elevação da linha base do corredor por referência, verifique se o corredor está atualizado. Você pode usar o comando Reconstruir corredor para reconstruir o corredor.
- Clique na guia Modificar
painel Editar elevações
Definir elevação da linha base do corredor por referência
.
- Selecione o ponto de referência a ser utilizado. Por exemplo, esse ponto pode ser um ponto em um objeto adjacente ao corredor que você deseja ajustar.
A elevação do ponto selecionado é exibida na linha de comando.
- Selecione o ponto no corredor a ser ajustado.
- Para selecionar um ponto no corredor, é necessário efetuar snap ao objeto.
- O ponto deve estar em uma linha de recurso do corredor.
- O corredor deve ter uma linha de recurso como linha base.
- Se não houver um PI na linha base do corredor perto do local selecionado, você será avisado de que deve adicionar um.
- O código superior do local selecionado será usado para calcular a inclinação ou a declividade, mesmo que você selecione um ponto inferior em uma vista 3D.
- Execute um dos procedimentos a seguir:
- Insira uma declividade. A declividade é aplicada entre o ponto de referência e o ponto selecionado no corredor, e o PI da linha base do corredor é ajustado de acordo.
- Aperte Enter em Inclinação e, então, insira uma inclinação. A inclinação inserida é o denominador. Por exemplo, se você inserir 5 como inclinação, a inclinação será 1:5. A inclinação será aplicada entre o ponto de referência e o ponto do corredor.
Dicas para usar o comando Definir elevação da linha base do corredor por referência
- O comando Definir elevação da linha base do corredor por referência requer um corredor baseado em linha de recurso. Corredores baseados em perfil e alinhamento não são compatíveis.
- Montagens com um intervalo entre a linha de centro e a submontagem não são compatíveis.
- Montagens de deslocamento não são compatíveis.
- Para selecionar um ponto no corredor, é necessário efetuar snap ao objeto. Se os snaps a objetos estiverem desativados, não será possível selecionar um ponto no corredor.
- Não é possível selecionar pontos identificados por rastreamento polar. Se você selecionar um ponto como esse, o comando usará o ponto mais próximo que tenha um PI associado na linha base.
- Não é necessário selecionar um ponto do corredor em um local que exista uma frequência de montagem, mas o ponto deve estar em uma linha de recurso do corredor.
- Se você usar outra ferramenta para verificar a declividade, a ferramenta poderá selecionar um ponto que não seja o ponto superior e, portanto, a declividade poderá ficar incorreta.
- Se o ponto de referência selecionado estiver no corredor propriamente dito, os resultados poderão ficar incorretos porque o ponto de referência poderá ser ajustado depois que você inserir a declividade ou a inclinação.