Adicione restrições para criar regras que controlam como uma peça pode alterar de forma ou tamanho.
Dependendo da geometria do modelo, será preciso adicionar uma ou várias restrições para definir a forma ou tamanho do modelo. Restrições aplicam regras que você deseja que o modelo obedeça. Restringir um modelo controla como um modelo pode alterar de forma ou tamanho, denominada “graus de liberdade”. Por exemplo, um círculo tem dois graus de liberdade: a localização de seu centro e seu diâmetro. Se o centro e o diâmetro estão definidos, o círculo fica totalmente restringido e aqueles valores podem ser mantidos. Restrições especificam as relações de recursos geométricos; por exemplo, se dois recursos são perpendiculares, paralelos, tangentes, concêntricos ou têm o mesmo ponto central ou raio.
Restrições trabalham em conjunto com as cotas para controlar a forma e o tamanho do modelo. A qualquer momento que o modelo for alterado, a geometria mantém as relações entre os recursos de acordo com as restrições aplicadas. Você pode adicionar restrições para indicar a intenção de seu projeto. Por exemplo, uma restrição paralela pode ser definida entre duas linhas com base na geometria do modelo. Também é possível adicionar uma restrição para forçar duas linhas a ter o mesmo comprimento.
Ao aplicar restrições geométricas, continue a analisar o modelo, reveja e substitua restrições conforme necessário. Ao adquirir experiência, você será capaz de determinar quais restrições controlam o modelo para atender os requisitos do projeto. Algumas restrições funcionam somente com linhas, enquanto outras funcionam somente com arcos, círculos ou pontos.
Aplicando uma restrição de tangência
Aplicando uma restrição paralela
Aplicando uma restrição perpendicular
Aplicando uma restrição concêntrica
O Gerador de peça oferece dez restrições geométricas. A lista a seguir descreve estas restrições e os recursos com os quais podem ser utilizadas.
Pode ser definido entre uma geometria curva (como um círculo ou arco) e outra geometria curva ou uma linha. Faz com que duas curvas tangenciem entre si, ainda que fisicamente não compartilhem um ponto. A tangência normalmente é utilizada para restringir uma linha à um arco ou um círculo.
Pode ser definido entre pares de geometria com uma direção, como linhas. Faz com que duas ou mais linhas sejam paralelas uma com a outra.
Pode ser definido entre pares de geometria com uma direção, como linhas. Faz com que as linhas selecionadas fiquem em ângulos retos entre si.
Pode ser definido para qualquer combinação de círculos e pontos. Corrige o centro da geometria para a mesma localização. Utilizações comuns incluem o círculo para círculo, onde o centro dos dois círculos é o mesmo; Círculo para ponto, onde o ponto está localizado no centro do círculo; e de ponto a ponto, onde os pontos são os mesmos.
Pode ser definido entre um ponto e qualquer geometria. Fixa dois pontos juntos (incluindo os pontos centrais); essencialmente, os pontos estão na geometria.
Pode ser definido entre dois pares de geometria. A distância entre o primeiro par de geometrias é fixada para a distância entre o segundo par. Restrições de distância iguais não controlam a distância real. Cada par de geometrias deve ser uma das seguintes: qualquer combinação dos pontos e linhas, dois círculos ou arcos restringidos concentricamente ou um ponto e um círculo ou arco restringido concentricamente.
Pode ser definido entre dois círculos ou dois arcos. Corrige o raio dos dois círculos ou arcos para terem o mesmo valor. Restrições de raios iguais não controlam o valor do raio.
Pode ser definido entre um ponto e outros dois pontos ou duas linhas. O ponto é igual a distância entre as duas outras geometrias. Restrições do ponto central não controlam a distância. Um uso comum é restringir um ponto para o meio de uma linha.
Pode ser definido entre duas geometrias do mesmo tipo e uma linha. As duas geometrias são organizados simetricamente em lados opostos da linha. A restrição simétrica não força a geometria restringida para manter uma imagem exata espelhada.
Pode ser definido entre uma linha ou uma curva e uma curva. (duas linhas não podem ser feitas normalmente; uma restrição perpendicular deve ser utilizada como alternativa). A intersecção de curvas e as direções das tangentes de curva são perpendiculares no ponto de intersecção. Um uso comum é restringir de uma linha para o normal de uma elipse.