O Editor de imagens fornece a mesma funcionalidade de edição que a lista de propriedade de Imagem fornece no Toolspace, mas é mais adequada para a visualização horizontal de uma tabulação deste tipo de dados. O benefício da edição de imagens no Editor de imagens é que é possível alternar para o Levantamento topográfico Toolspace procurar pelos dados e, em seguida, retornar para o Editor de imagens e continuar com as edições.
Nota: Você pode usar a caixa de diálogo Configurações do banco de dados de levantamento topográfico para definir o Tipo de direção, Unidade de ângulo, Unidade de distância/coordenada que é exibida para a vista do Editor de imagens.
Exercício de tutorial: Editar uma figura
- No Toolspace, na guia Levantamento topográfico, execute um dos procedimentos a seguir:
- Para visualizar e editar todas as imagens, clique com o botão direito do mouse na coleção Imagens
Editar imagens para exibir o Editor de imagens. Nota: Clique em

para exibir uma vista de lista para a imagem selecionada.
- Para visualizar e editar uma única imagem, clique na coleção Imagens para exibir imagens na vista em lista, onde é possível editar os dados de imagem.
- Modifique os campos conforme necessários ao selecionar o campo e inserir ou selecionar o novo valor.
No campo Linha obrigatória, selecione a caixa de seleção para indicar que a imagem será usada como uma linha obrigatória de superfície ao executar o comando Criar linha obrigatória.
Para obter mais informações, consulte Para criar linhas obrigatórias a partir de imagens. Quando efetuar uma alteração em quaisquer dados da imagem, a linha inteira será realçada em negrito até que a alteração seja salva para o banco de dados de levantamento topográfico.
- Para editar os valores em várias linhas, selecione as linhas, clique com o botão direito do mouse no cabeçalho de coluna, clique em Editar. Insira o novo valor. Os valores da linha selecionada para a coluna serão atualizados com o novo valor.
Nota: Se nenhuma linha for selecionada, todas as linhas serão atualizadas.
- Para excluir imagens, clique nas imagens para excluir, clique com o botão direito do mouse, e clique em Excluir.
O ícone da imagem
é substituído com
e a linha é definida como somente leitura.
- Para desfazer as alterações para uma única linha ou várias linhas, selecione as linhas, clique com o botão direito do mouse, e clique em Recarregar ou Desfazer exclusão. Para desfazer todas as alterações na vista, clique em
.
- Para aplicar as alterações para uma única linha ou várias linhas, selecione as linhas, clique com o botão direito do mouse, e clique em Aplicar. Para aplicar as alterações na vista, clique em
.
- Clique em
para fechar a vista.