Use as alças para editar manualmente trechos de tubulação na vista da planta.
Quando você usa alças para mover uma peça de rede de pressão perto de outra conexão aberta de peça, um glifo aparece próximo ao cursor quando duas peças estiverem próximas o suficiente para se conectarem. Liberar o cursor quando este glifo for exibido conecta os dois componentes da rede de pressão. Este comportamento se aplica para as duas peças de qualquer tipo, contanto que as duas peças estejam na mesma rede de pressão.
Nas descrições a seguir, lembre-se de que ajustar trechos de tubulação com alças não impede que o ângulo da tubulação seja editado além da deflexão permitida. As tubulações que excederam a deflexão permitida podem ser detectadas executando o comando Executar verificação do projeto.
As alças descritas nas seções a seguir estão realçadas em vermelho nas ilustrações.
Esses alças permitem encurtar ou estender uma tubulação de pressão a partir de uma extremidade livre. A direção da tubulação que está sendo alongada ou encurtada permanecerá a mesma se estiver conectada a outra tubulação de pressão, acessório ou equipamento.
Esses alças permitem alterar o ângulo da extremidade livre de uma tubulação de pressão. O ângulo é medido desde a linha de centro da tubulação. Quando a alça é selecionada, é possível mover a tubulação ou inserir um ângulo de deflexão para ser aplicado. Quando você move as alças na direção da tubulação, a tubulação é alongada como se as alças de alongamento estivessem sendo usadas.
A ilustração a seguir exibe a alça de deflexão selecionada e as dicas visuais que mostram a deflexão em que a tubulação poder ser movida.
As tubulações conectadas de um trecho de tubulação também se moverão e ajustarão seus pontos de interseção para acomodar a nova geometria da tubulação.
Esses alças permitem que você mova a tubulação de pressão para um novo local. A direção e o comprimento da tubulação permanecem os mesmos.
As tubulações conectadas de um trecho de tubulação também se moverão e ajustarão seus pontos de interseção para acomodar o novo local da tubulação.
Assim como as alças de deflexão da tubulação reta, essas alças movem o ponto final e alteram a geometria da curva. O ângulo é medido desde a linha de centro da tubulação. Quando a alça é selecionada, é possível mover a tubulação ou inserir um ângulo de deflexão para ser aplicado.
A ilustração a seguir mostra uma alça de deflexão selecionada e as dicas visuais conforme a alça é movida.
As tubulações conectadas de um trecho de tubulação também se moverão e ajustarão seus pontos de interseção para acomodar a nova geometria curva da tubulação.
Essas alças permitem ajustar o raio da tubulação curva.
A ilustração a seguir mostra a alça de raio selecionada e as dicas visuais da geometria da tubulação curva conforme o raio é ajustado.
As tubulações conectadas de um trecho de tubulação também se moverão e ajustarão seus pontos de interseção para acomodar a nova geometria curva da tubulação.
Com essas alças, você pode continuar a definição do layout de um trecho de tubulação adicionando tubulações pressurizadas. Elas aparecem em conexões de tubulação pressurizada aberta, tanto para tubulações retas quanto para tubulações curvas.
Você pode usar essas alças para continuar desenhando trechos de tubulação.
Os pontos de interseção ao longo de um trecho de tubulação representam o local onde as tubulações se unem e dobram. Eles também atuam como alças de ajuste do trecho de tubulação.
Eles funcionam praticamente da mesma forma que as alças de deflexão de ponto final em tubulações com extremidade aberta. Nas duas tubulações da interseção, serão feitas alterações no comprimento e na localização (tubulações retas) ou na geometria da curva para atender à nova localização (tubulações curvas).