Sobre as variáveis e as fórmulas de superelevação

Utilize o seguinte conjunto de variáveis para calcular as distâncias de transição.

{e} A taxa de superelevação. Esta taxa é determinada a partir da tabela de taxa de superelevação, de acordo com a velocidade do projeto e raio da curva.
{t} O valor que é a leitura de duração de transição de tabelas, de acordo com a velocidade do projeto e o raio da curva. Na maioria dos casos, como AASHTO, este é o valor de comprimento de transição a partir do nível de coroamento para a versão completa de superelevação. No entanto, este valor pode não ser um comprimento real, mas alguns outros valores, como uma taxa de transição a partir da qual o comprimento pode ser calculado.
{c} A inclinação sem superelevação da pista normal (positivo). Este valor é definido pelo usuário em calcular a superelevação - página de pista.
{s} A inclinação sem superelevação da inclinação do acostamento (positivo). Este valor é definido pelo usuário em calcular a superelevação - página de controle de acostamento.
{w} A largura normal da calçada. Este valor é definido pelo usuário em calcular a superelevação - página de pista.
{l} O comprimento da espiral, se a espiral estiver envolvida na transição. Este é o comprimento real do elemento de espiral no grupo de curvas.
{p} A peça fracionária do comprimento de transição antes do início da curva ou após o final da curva.
{q} A taxa de aumento de aceleração centrípeto que viaja ao longo de uma curva em uma velocidade constante.

As variáveis na tabela anterior são usadas para calcular o seguinte:

Código XML Descrição Exemplo
NC Coroamento normal
LC Nível de coroamento
RC Inverter coroamento
FS Superelevação completa

A tabela a seguir descreve as fórmulas:

NDparaSC
A distância entre o nível de coroamento da estaca para toda a superelevação de estaca é o valor {t}, que são lidas da tabela de transição do comprimento. A fórmula assume que a tabela de transição do comprimento define o comprimento do caimento / escoamento.
NDparaIC   A distância entre o nível do coroamento da estaca no início da curva da estaca é uma porcentagem do comprimento de caimento / escoamento {t} com base na variável {P}.
NDparaDN A distância do coroamento normal da estaca para o nível de coroamento da estaca (desvio de tangente) é calculada como o comprimento do canal de caimento / escoamento {t}, no tempo normal de coroamento da inclinação {c}, dividido por toda a taxa de superelevação {e}. O comprimento radial de tangente é extrapolado do comprimento de caimento / escoamento.
NDparaDR A distância entre o nível do coroamento da estaca para o desnível reverso da estaca. (normalmente usa a mesma fórmula como NCparaDN)
ACparaDN   Ponto de acostamento normal no ponto de coroamento normal. (usado para método de remoção do desnível de acostamento superelevado e inclinações da pista compatíveis)