Sobre como calcular volumes para materiais sobrepostos ou saliências

Você pode ajustar as situações complexas de volume ao definir um subcritério.

Subcritério é um tipo de definição de material. Usando subcritérios, um volume de material é reportado combinando todas as áreas de submateriais nele.

Alguns casos nos quais subcritérios podem ser aplicados são descritos nas seções a seguir.

Sobreposição de materiais

A ilustração a seguir mostra uma condição de sobreposição de materiais que pode ser resolvida por subcritérios.

(1) está acima do solo existente, é a parte superior do subsolo (2) e (3) é a parte superior do leito rochoso.

Para definir materiais para esta situação, é possível usar os seguintes subcritérios:

Definição do material 1

Para calcular os volumes referentes a essa situação, o Autodesk Civil 3D adiciona vínculos verticais (números 1-4) para criar invólucros fechados, como mostrado na ilustração a seguir.

Depois, os subcritérios são aplicados da maneira a seguir, sendo que (1) é o subcritério 1 (abaixo de EG, acima do subsolo, acima do leito rochoso) e (2) é o subcritério 2 (abaixo de EG, acima do leito rochoso).

Materiais sem sobreposição

O mesmo subcritério pode ser aplicado ao caso de materiais sem sobreposição, como mostrado na ilustração a seguir.

Os subcritérios são então aplicados conforme segue, onde (1) é subcritério 1 (abaixo de EG, acima do subsolo) e (2) é subcritério 2 (abaixo de EG, acima da margem).

Materiais de intersecção

No caso de intersecção, os materiais são mostrados na ilustração a seguir.

Neste caso, como as superfícies Subsolo e Leito rochoso interceptam, esta situação pode ser tratada com um subcritério que utiliza três superfícies: abaixo de EG, acima do subsolo e acima do leito rochoso.
Nota: Em algumas situações, por exemplo, quando há uma folga entre as superfícies do subsolo e do leito rochoso, pode ser necessário adicionar um segundo subcritério que use duas superfícies: abaixo de EG e acima do leito rochoso.

Materiais em situações de saliência

No caso de material de corte de rochas, uma situação de saliência é mostrada na ilustração a seguir, onde é (1) é Referência, (2) é Leito rochoso, (3) é Sob a rocha e (4) é Topo da rocha.

Para incluir esta situação, você pode definir os seguintes subcritérios:

Definição do material de corte da rocha

Para calcular os volumes referentes a essa situação, o Autodesk Civil 3D adiciona vínculos verticais (números 1-2) para criar invólucros fechados, como mostrado na ilustração a seguir.

Depois, os subcritérios são aplicados da maneira a seguir, sendo que (1) é o subcritério 1 (acima da referência, abaixo do leito rochoso, abaixo de sob a rocha, abaixo do topo da rocha), (2) é o subcritério 2 (acima de sob a rocha, abaixo do topo da rocha, acima do leito rochoso, acima da referência) e (3) é o subcritério 3 (acima da referência, abaixo do topo da rocha).

Os volumes para três subcritérios são combinados para obter a soma do material de Corte da rocha para cada estaca.