Utilize esta caixa de diálogo para editar as elevações e declividades para segmentos de linha do recurso, linha do lote ou imagem de levantamento topográfico. Você não pode mudar os valores dos comprimentos de estacas ou segmentos.
Utilize a tecla Ctrl ou Shift para selecionar várias linhas para edição.
Seleciona uma linha do recurso, linha do lote ou imagem de levantamento topográfico para edição.
Faz um zoom na exibição do desenho para o ponto de intersecção (PI) ou ponto de elevação selecionado.
Cria um perfil rápido da linha do recurso.
Ajuste a elevação dos pontos para cima ou para baixo. Clique em Elevar/Abaixar e, a seguir, insira o valor na caixa de texto.
Se nenhuma linha estiver selecionada, todas as linhas serão ajustadas com o mesmo valor. Se as linhas estiverem selecionadas, o primeiro ponto selecionado é ajustado com a elevação especificada, a seguir, todas as demais linhas selecionadas são ajustadas usando a diferença entre a elevação anterior e a nova elevação do primeiro ponto. Por exemplo, se o primeiro ponto selecionado está a 3 pés e você insere 10 pés, a elevação do primeiro ponto será movida para 10 pés e 7 pés são adicionados aos outros pontos que estão selecionados.
Ajusta as elevações de todos os pontos para cima pelo valor de incremento. Se nenhuma linha for selecionada, a opção ajustará todos os pontos; caso contrário, ela ajustará os pontos somente para as linhas selecionadas.
Ajusta as elevações de todos os pontos para baixo pelo valor de incremento. Se nenhuma linha for selecionada, a opção ajustará todos os pontos; caso contrário, ela ajustará os ponto para as linhas selecionadas.
Especifica o valor a ser utilizado pelos comandos Levantar e Abaixar. Insira o valor.
Especifica que as elevações de todas as linhas selecionadas são aplainadas para a mesma elevação da primeira linha na seleção, ou uma declividade constante desde a elevação inicial até a elevação final da seleção. Clique para abrir a caixa de diálogo Aplainar.
Insere um ponto de elevação entre as estacas inicial e final do perímetro, criando um ponto de elevação intermediário.
Exclui um ponto de elevação entre as estacas inicial e final do perímetro. Você pode excluir somente uma seleção de linha única de pontos de elevação intermediários.
Abre a caixa de diálogo Definir elevações a partir da superfície para que seja possível definir as elevações da linha de recurso a partir de uma superfície no desenho. Esta opção será desativada se o desenho não tiver superfícies.
Qualquer ponto da linha de recurso que estiver fora da superfície mantém a elevação existente e é definido como absoluto.
Se a linha de recurso estiver fora da superfície, uma mensagem de aviso será exibida. Se algumas elevações forem atualizadas, mas um ou mais pontos estiverem fora da superfície, será exibida uma mensagem indicando o número de pontos aos quais as elevações não puderam ser atribuídas. Qualquer ponto da linha de recurso que estiver fora da superfície mantém a elevação existente.
Muda a direção de linhas do recurso. Atualiza o editor para que a ordem dos pontos seja invertida. Este comando afeta a legendagem e o estaqueamento de linhas do recurso.
Exibe somente os pontos inicial/final de linha do recurso e qualquer quebra de nível entre eles. Esta opção simplifica o processo de edição ao permitir edições de elevação para abranger vários pontos. Por padrão, a tabela exibe todos os pontos de linha do recurso.
Desmarca qualquer linha selecionada de modo que os comandos Levantar, Abaixar e Aplainar afetem o comprimento inteiro do perímetro.
Especifica uma superfície à qual serão relativas as elevações de linha de recurso.
Ao especificar uma superfície na lista, a coluna Elevação (relativa) e as colunas Elevação derivada de são exibidas caso não fossem exibidas antes. Se você selecionar <none>, tais colunas serão ocultas.
Se a linha de recurso não foi originalmente criada relativa à uma superfície, depois de selecionar uma superfície nessa lista, utilize a lista suspensa de seleção da Elevação derivada de para selecionar Relativo à superfície para os pontos da linha de recurso que serão relativos à superfície. Você também pode inserir uma elevação na coluna Elevação (relativa) para deslocar os pontos acima ou abaixo da superfície.
A seleção de uma superfície e a configuração de pontos em relação à superfície tem os seguintes efeitos, dependendo de como a linha de recurso foi criada inicialmente:
Por exemplo, a linha de recurso a seguir foi criada a 0.500 m em relação à superfície EG.
Se a superfície for alterada para Primeira rua, os valores na coluna Elevação (relativa) são aplicados agora às elevações da superfície Primeira rua para ter como resultado as novas elevações na coluna Elevação (real).
Por exemplo, a linha de recurso a seguir foi criada com o primeiro ponto a uma elevação fixa de 10.000 m e o próximo ponto a uma declividade de 2.00%. Não é relativo à superfície.
Se for alterado para ser relativo à superfície EG, a elevação real permanece a mesma e a coluna Elevação (relativa) mostra a diferença de elevação entre a linha de recurso e a superfície.
Para obter mais informações sobre este comportamento, consulte Sobre as linhas de recurso relativas.
Identifica o ponto que inicia o segmento.
Especifica a elevação relativa positiva ou negativa do ponto identificado pela estaca. Esta elevação é relativa à superfície especificada na lista suspensa Relativo à superfície.
Por exemplo, se a elevação relativa for 0.5 m, então, o ponto estará 0.5 m acima da superfície especificada.
Especifica a elevação real do ponto identificado pela estaca.
Exibe o comprimento do segmento.
Especifica a elevação final do segmento na direção apontando para frente. Modificar esta declividade alterará a elevação do segmento. Esta é a elevação do próximo ponto de estaca na próxima linha da malha.
Especifica a declividade do segmento desde seu final até o começo. Modificar esta declividade alterará a elevação inicial do segmento, que é o ponto no começo da linha.
Especifica se a elevação é absoluta ou relativa à superfície especificada na lista suspensa Relativo à superfície.