Este tópico fornece pontos-chave e observações a serem lidos antes de começar a usar o Collaboration for Civil 3D.
- É desejável que todos os que trabalham no ambiente Collaboration for Civil 3D implementem as atualizações mais recentes do Autodesk Civil 3D (2020 - 2024). No mínimo, o Civil 3D 2023.2.1 e versões posteriores com o Desktop Connector 16.x proporcionarão uma experiência ideal.
- Devido às versões frequentes do Desktop Connector, não é necessário instalar todas as novas versões. Deve ser levado em consideração o valor incremental de cada versão e como ela se aplica à sua organização antes da instalação. Os usuários da sua organização podem trabalhar juntos em diferentes versões do Desktop Connector. Para obter mais informações, consulte as Notas da versão do Desktop Connector.
- O BIM 360 foi renomeado como Autodesk Docs. A versão do Desktop Connector que incluía esta alteração era a 14.8.
- O Desktop Connector aciona todos os arquivos de dependência nos fluxos de trabalho de abertura/salvamento, o que significa que o Desktop Connector tem mecanismos para interrogar arquivos e localizar suas referências. Dependendo da habilidade para encontrar essas referências, o resultado esperado será alterado.
- Quando o Desktop Connector tentar transferir arquivos com referências (arquivos hospedeiros), ele também tentará localizar todos os arquivos de referência no host e carregá-los no Autodesk Docs para a localização de destino necessária.
- Se o Desktop Connector não for capaz de localizar um arquivo de dependência, esse arquivo não será carregado no Autodesk Docs. Isso resultará em vínculos quebrados nos desenhos hospedeiros armazenados no Autodesk Docs.
- Se for capaz de localizar um arquivo de dependência, mas esse arquivo estiver localizado fora da pasta ou da pasta acima dela, o Desktop Connector não poderá replicar a mesma estrutura de pastas na localização de destino. Nesses cenários, o Desktop Connector coloca os arquivos em uma pasta de Dados relacionados no diretório do host e replica o caminho local para a referência. O arquivo do host carregado no Autodesk Docs terá uma dependência para esse arquivo de referência que está dentro da pasta Dados relacionados.
- Os usuários do AutoCAD 2022 e do AutoCAD 2023 que trabalham nesse ambiente enfrentarão o mesmo comportamento de bloqueio que os usuário do Civil 3D. No entanto, o AutoCAD 2020 ou 2021 não é compatível com bloqueio automático nativamente, e os membros da equipe de projeto que estão usando os produtos baseados no AutoCAD 2020 e 2021 podem instalar o aplicativo Bloqueio de arquivo para o aplicativo Autodesk® BIM 360®, que permite bloquear e desbloquear automaticamente arquivos DWG e DWT armazenados no Autodesk Docs quando eles são abertos no AutoCAD.
Nota: O AutoCAD 2022 e o AutoCAD 2023 oferecem suporte ao bloqueio de arquivos. Portanto, não é necessário instalar o aplicativo. Se o AutoCAD 2021 ou o AutoCAD 2020 estiver instalado no mesmo computador que o AutoCAD 2022 ou o AutoCAD 2023 e você desejar ativar o bloqueio de arquivos para o AutoCAD 2021 ou o AutoCAD 2020, instale a versão 2.2.0 do aplicativo. Se você usar a versão 1.0.0 do aplicativo de bloqueio de arquivos, ocorrerão comportamentos de bloqueio inesperados no AutoCAD 2022 ou no AutoCAD 2023.
- O bloqueio automatizado não é compatível com determinados tipos de arquivo, incluindo arquivos do Microsoft Word e Excel. Esses arquivos deverão ser bloqueados e desbloqueados manualmente quando você estiver editando e usando versões de desktop desses produtos.
- Há ferramentas em todo este ambiente que podem ser usadas para compreender melhor o estado atual dos arquivos (como a guia Iniciar do AutoCAD e do Civil 3D, a tela inicial do Desktop Connector e o Explorador de referências).
- É muito importante que os projetos tenham referências válidas ao migrar para o Autodesk Docs e à medida que o projeto evolui neste ambiente. Este ambiente é sensível a arquivos referenciados (por exemplo, imagens e arquivos DWG) que são válidos e estão localizados dentro da estrutura do projeto no Autodesk Docs.
- Mantenha a integridade do desenho ao longo do ciclo de vida do arquivo e do projeto para melhorar o desempenho (por exemplo, audite e elimine definições de bloco não utilizadas, camadas, regapps e assim por diante).
- Há alguns recursos que não são compatíveis ou que exigem modificações de fluxo de trabalho para uso em um ambiente de produção. Os exemplos incluem o Gerenciador de conjunto de folhas do AutoCAD, o banco de dados de levantamento topográfico do Civil 3D e os modelos de referência. Para obter mais informações, consulte Sobre arquivos externos e dados que requerem atenção.
- Compreenda os níveis de acesso do usuário, as funções, as permissões de pasta e a organização do projeto no Autodesk Docs.
Observe também que essa solução está evoluindo rapidamente. Continuaremos atualizando esses tópicos para refletir as melhores práticas mais recentes e as novas funcionalidades que aumentam o valor estendido dessa solução.
O que você precisará para começar
Recomendamos que você use as versões mais recentes do Autodesk Civil 3D e do Autodesk Desktop Connector. Para obter informações sobre como usar o Autodesk Desktop Connector 16.x, consulte Sobre o Autodesk Collaboration para Civil 3D e Desktop Connector versão 16.x.
Ao trabalhar com o Autodesk Docs, os usuários do Civil 3D devem usar as seguintes versões, bem como instalar quaisquer atualizações de suporte ou correções (incluindo atualizações e hotfixes para o AutoCAD e o Map 3D):
- Civil 3D 2020.6
- Civil 3D 2021.3
- Civil 3D 2022.1
- Civil 3D 2023
-
Civil 3D 2024
Também é fundamental instalar atualizações no Autodesk Desktop Connector. Observe que o Desktop Connector é atualizado com mais frequência (mensalmente).
O gerente de contratos precisará adicionar o direito ao BIM Collaborate Pro à sua conta.
Nota: Anteriormente, o direito necessário era para o BIM 360 Design.