Ajustes de profundidade de trechos de tubulação

Para alterar a profundidade de um trecho de tubulação ou de uma seção de um trecho de tubulação ajuste os deslocamentos.

Embora seja possível ajustar manualmente a profundidade do trecho de tubulação no gráfico do perfil longitudinal usando as alças do trecho de tubulação, em muitos casos, o número de peças associadas e pontos de interseção verticais pode tornar a tarefa demorada. No entanto, você pode alterar a profundidade de um trecho de tubulação ajustando os deslocamentos para o plano de referência dele. Nos exemplos a seguir, o trecho de tubulação está definido como Deslocamento no acessório e segue um perfil de referência.

Alteração de deslocamento

    Para deslocar um trecho de tubulação inteiro, acesse a caixa de diálogo Configurações do perfil do trecho de tubulação.

  1. Selecione o trecho de tubulação no gráfico do perfil longitudinal e clique em Perfil do trecho de tubulação no painel Modificar.
  2. Insira a Distância do deslocamento e selecione Atualizar dinamicamente na guia Geral da caixa de diálogo Configurações do perfil do trecho de tubulação.
  3. Verifique se o Perfil de referência do trecho de tubulação está correto.
  4. No campo Desenhar perfil em, verifique se a opção selecionada é Somente atualizar.
  5. Clique em OK.
  6. O trecho de tubulação se ajustará ao deslocamento especificado.

Como trabalhar com intervalos de estacas

Em alguns casos, seções específicas de um trecho de tubulação podem exigir um deslocamento diferente. Para isso, especifique intervalos de estacas para o trecho de tubulação.
  1. Selecione o trecho de tubulação no gráfico do perfil longitudinal e clique em Perfil do trecho de tubulação no painel Modificar.
  2. Na guia Substituições, clique em para adicionar um ou mais intervalos de estacas, que aparecem na lista como linhas.
  3. Defina uma estaca inicial e uma estaca final para cada intervalo criado.
    Nota: Se desejar remover intervalos de estacas desnecessários, selecione-os na lista e clique em .
  4. Desmarque a caixa Dinâmico ao lado dos intervalos de estacas cujo deslocamento você deseja editar manualmente. Marque a caixa Dinâmico dos intervalos de estacas que usarão o deslocamento padrão e permanecerão dinâmicos em relação ao perfil de referência.
    Nota: Se você não desmarcar a caixa de seleção Dinâmico e editar manualmente um trecho de tubulação contido no intervalo, a caixa de seleção será desmarcada automaticamente.
  5. Na coluna Distância, insira substituições de deslocamento para intervalos de estaca específicos.
  6. Na coluna Estilo, especifique estilos de deslocamento para intervalos de estaca específicos. É possível selecionar Comprimento do corte ou Deslocamento no acessório.
  7. Opcionalmente, você pode marcar a caixa de seleção Limpar PVIs para remover PVIs de intervalos de estacas substituídos que não sejam dinâmicos e não tenham cotovelos verticais.
  8. Na guia Geral, verifique se o Perfil de referência do trecho de tubulação está correto.
  9. No campo Desenhar perfil em, verifique se a opção selecionada é Somente atualizar.
  10. Clique em OK.
  11. Use as alças para editar manualmente os valores de deslocamento no intervalo de estacas estático.