Sobre os perfis

O objetivo principal de um perfil é exibir elevações de superfície ao longo de um alinhamento horizontal.

Utilize perfis para visualizar o terreno ao longo de uma rota de interesse ou através de uma determinada região. Há diversos tipos de perfis: perfis de superfície, de layout, de corredor, perfis sobrepostos e perfis rápidos.

Perfis de layout usam dois tipos de curvas: curvas verticais convexas e curvas verticais côncavas. As curvas verticais convexas são colocadas em topos de morros ou no local que grau é alterado para um valor menor. Há três tipos de curvas verticais convexas: uma transição de grau de positivo para negativo, positivo para positivo e negativo para negativo:

Curvas verticais convexas de amostra

As curvas verticais côncavas são colocadas em vales ou onde o grau alterar para um valor maior. Há três tipos de curvas verticais côncavas: uma transição de grau de negativo para positivo, negativo para negativo e positivo para positivo:

Curvas verticais côncavas de amostra

Um perfil de deslocamento é outro tipo de perfil normalmente usado no projeto de rodovia. Enquanto a linha de centro da rodovia fornece o principal alinhamento horizontal, várias linhas de deslocamento da linha de centro marcam outros recursos lineares, como margens do pavimento, valas e calçadas. Os perfis ao longo destes deslocamentos podem ser analisados em relação um ao outro e ao perfil de linha de centro para uma vista mais completa da superfície ao longo de um corredor. Os perfis de deslocamento são criados e gerenciados de forma independente de qualquer alinhamento de deslocamento que possa existir, embora ambos possam ser usados juntos no processo de projeto.

Quando você cria um perfil de superfície, é possível especificar se ele é dinâmico ou estático. Um perfil de dinâmico é alterado automaticamente se a superfície de elevação for alterada. Tais alterações podem ocorrer se você mover o alinhamento horizontal ou editar a superfície. Um perfil estático representa o terreno no momento da criação e não responde às alterações na superfície.

Os perfis são exibidos como linhas de gráfico em uma malha conhecida como um gráfico do perfil longitudinal. Normalmente, é possível criar um gráfico do perfil longitudinal para exibir perfis de superfície. Em seguida, é possível desenhar perfis de layout na mesma malha para exibir diferenças de elevação entre as duas superfícies. Os perfis podem ser criados e salvos em um desenho e são exibidos quando um gráfico do perfil longitudinal é criada.

Você pode utilizar um perfil rápido para visualizar elevações de superfície ao longo de um objeto ou por meio de uma seleção de pontos. Este é o perfil rápido para uso temporário e não é salvo no desenho.

Relações de objeto de perfil

Um objeto de perfil é o secundário de um alinhamento horizontal. O alinhamento horizontal deve existir para definir a rota de um perfil através do terreno. Se você editar um alinhamento horizontal após criar perfis de superfície dinâmica ao longo de seu comprimento, os perfis são alterados automaticamente.

Um objeto de gráfico do perfil longitudinal também é dependente de um alinhamento horizontal. O comprimento do alinhamento pode controlar as extensões horizontais da malha do gráfico do perfil longitudinal e o estaqueamento do alinhamento controla a anotação dos eixos horizontais. As extensões verticais do gráfico do perfil longitudinal têm uma relação opcional com um dos perfis no gráfico do perfil longitudinal. Você pode definir um valor fixo para as extensões verticais, mas normalmente elas são vinculadas de forma dinâmica para um dos perfis. O vínculo dinâmico garante que o gráfico do perfil longitudinal sempre tenha diversas linhas de malha acima e abaixo dos perfis.

Um gráfico do perfil longitudinal pode conter objetos projetados como pontos, linhas de recurso ou blocos do AutoCAD. Estes objetos existem na vista da planta e são projetados em um gráfico do perfil longitudinal, para que você possa visualizá-los em relação a um perfil.

Fluxo de trabalho de perfis

Tutoriais de perfis