A definição da configuração da peça é a primeira etapa na criação de uma peça.
Quando o ambiente de construção paramétrica for aberto, a pasta de nível superior no Navegador de peça é a pasta Configuração da peça. A configuração da peça define as características e o comportamento da peça de acordo com o domínio (tubulação ou estrutura), o tipo e o subtipo, e é necessário para salvar a peça. Para garantir que a peça possa ser validada e salva corretamente, você deverá definir a configuração da peça antes de iniciar a modelagem da peça.
A configuração de peça é definida uma vez para uma família de peças e permanece constante para todos os tamanhos da peça. Os seguintes componentes são necessários para definir a configuração da peça:
Não é possível alterar o nome de peça de peças existentes (padrão). Isto é porque os nomes de peças para peças existentes são utilizados em nomes de arquivo para as peças. No entanto, é possível criar um novo nome para uma nova peça utilizando Salvar como.
Descreve a família de peças. Quando você cria e nomeia uma nova peça, insira a descrição na caixa de diálogo Nova peça. Por padrão, a descrição é a mesma que o nome da peça, a não ser que uma descrição diferente é inserida. Para peças existentes, a descrição da peça é predefinida.
Define a família de peças. Os dois domínios básicos são tubulações e estruturas. Não é possível editar o domínio da peça no Navegador de peças. O domínio da peça é predefinido com base no catálogo de peças selecionado na caixa de diálogo
do Gerador de peça. O domínio da peça é selecionado em uma lista de domínios predefinidos para redes de tubulação (tubulações e estruturas). Na ilustração acima, o domínio da peça é Estrutura.O tipo de peça define as propriedades de determinado comportamento que é atribuído para a peça.
Para tubulações, o tipo de peça predefinida é sempre “tubulação”. Uma variedade de formas de tubulação pode estar disponível; por exemplo, em forma oval, elíptica e retangular. No entanto, todas elas são definidas com o mesmo tipo de peça (tubulação).
Para estruturas, os tipos de peças predefinidas incluem estruturas gerais, estruturas de entrada e saída e estruturas de junção. Com anteriormente mencionados, os tipos de peças define as propriedades de determinado comportamento que é atribuído à peça. Uma estrutura geral, por exemplo, tem um conjunto diferente de propriedades de um comportamento de aplicação que o de uma estrutura de entrada e saída, e assim por diante. Na ilustração acima, o tipo da peça é Estrutura de entrada e saída.
A partir do Navegador de peça, é possível especificar o tipo de peça clicando com o botão direito do mouse em um item em Configuração de peça e selecionando Editar. A lista de tipos de peças predefinidas é exibida.
Permite que você organize as peças em agrupamentos mais detalhados e lógicos. Este agrupamento não afeta o comportamento da peça. No Navegador de peças, é possível especificar o subtipo da peça na lista de subtipos predefinidos. Você também pode inserir uma subtipo personalizado da peça, se desejado. O subtipo da peça é útil durante a seleção de peças para filtrar uma grande grupo de peças que são de um tipo similar. Na ilustração acima, o subtipo da peça Indefinido.