Sobre como projetar objetos para múltiplos gráficos da seção

Você pode projetar objetos para múltiplos gráficos de seção especificando regras de projeção e filtros de seleção para os objetos.

Usando as regras de projeção, os objetos de um tipo especificado em uma área antes e depois das que as linhas de amostras são projetadas.

Os objetos do tipo selecionado serão projetados se se enquadrarem na área especificada nas Regras de projeção e se eles cumprirem os critérios de filtro especificado nas colunas Camadas de origem e Exibição de origem.

Nota: Nas ilustrações deste tópico, as linhas de exemplo são exibidas em azul, cruzando um alinhamento verde escuro. As áreas púrpuras hachuradas representam as áreas antes das linhas de amostra, e as áreas hachuradas verde representam as áreas depois das linhas de amostra.

Objetos lineares, como linhas de recurso, imagens de levantamento topográfico e polilinhas em 3D são projetados somente quando eles fazem intersecção com uma linha de amostra de um determinado gráfico de seção. As regras de projeção não se aplicam a esses objetos.

Regra de projeção: por opção de porcentagem

A opção Por porcentagem é útil quando as linhas de amostra não são distribuídas por igual ao longo do alinhamento. Por exemplo, na ilustração a seguir, usar uma porcentagem de 50 cobrirá toda a área entre as linhas de amostra, mesmo se cada uma delas tiver distâncias diferentes.

Regra de projeção: por opção de distância

A opção Por distância é útil quando as linhas de exemplo são distribuídas de maneira uniforme, ou se você só deseja incluir objetos que têm distância absoluta das linhas de amostra.

A ilustração a seguir mostra como os objetos dentro de uma distância especificada de 25' antes e depois das linhas de amostra são projetados.

Se o ponto de inserção de um objeto está dentro da área, ele é projetado, mesmo se a parte do objeto se estender além da região, como mostrado pelo objeto no canto inferior esquerdo da ilustração.

Regras de projeção para linhas de amostra não perpendiculares e não radiais

O comando Projetar objetos para múltiplos gráficos da seção presume que:

Em casos em que você tem linhas de amostra não perpendiculares ou não radiais, um objeto que aparece “antes” ou “depois" de uma linha de amostra pode estar realmente na posição contrária devido a forma como a estaca do objeto é determinada em relação ao alinhamento.

A ilustração a seguir mostra como ela é determinada: A estaca do objeto 1 é determinada para estar antes do local onde a linha de amostra cruza o alinhamento (4), de modo que as regras de projeção de “antes” são usadas por ela, mesmo que o próprio objeto pareça estar depois da linha de amostra inclinada (3).

O oposto é verdadeiro para o objeto 2. Ela é determinada para estar depois da linha de amostra de acordo com sua estaca, de modo que as regras para “depois” sejam aplicadas. Já que ambos os objetos estão em uma região “antes” ou “depois", ambos são projetados.

A ilustração a seguir mostra como os resultados da projeção são afetados por uma região “antes” menor. Como a estaca do objeto 1 agora está fora da região, o objeto 1 não é projetado.

Seleção de tipo de objeto e filtragem por camada, estilo e grupo de pontos

Use as opções na parte inferior da caixa de diálogo Projetar objetos para múltiplos gráficos de seção para selecionar os tipos de objetos a serem projetados e para especificar opções para filtragem da seleção.