Superfície de Revolução

Uma superfície de revolução é criada girando uma curva em torno de um eixo especificado. A revolução pode ter qualquer valor entre -360 e 360. Isso é semelhante a uma superfície por arraste, e pode ser usado para criar outras formas primitivas não fornecidas tais como um toro ou cone. Essas superfícies são exatas.

Como você pode utilizar uma curva 3D como a curva a ser girada em torno de um eixo, existe uma chance maior de criar uma superfície que intersecione a si mesma. Sempre que possível, é melhor utilizar uma curva 2D como entrada para essa superfície.

Nota: Para criar uma superfície de revolução, você precisa de uma curva e do eixo X ou Y para rotação, ou uma linha personalizada para o eixo.

Para criar uma Superfície de Revolução:

  1. Selecione guia Construção > painel Superfícies > De Curvas > Girar para exibir o diálogo Superfície de Revolução.
  2. Opcionalmente, insira um nome no campo Nome superf.
  3. Selecione a curva que você deseja utilizar no menu Curva ou clique no botão Selecionar Curva e selecione a curva na janela gráfica.
  4. Insira o Ângulo inicial em graus.
  5. Insira o Ângulo final em graus.
  6. Na seção Método de construção, selecione em torno de qual eixo a curva é rotacionada. Selecione entre Linha personalizada, Eixo-X, Eixo-Y e Eixo-Z.
  7. Se Linha personalizada estiver selecionado, selecione a curva que você deseja utilizar na lista Eixo ou clique no botão Selecionar Curva e selecione a curva na janela gráfica.
  8. Clique em Aplicar.
  9. Clique em Prever para exibir uma pré-visualização da superfície na janela gráfica.
  10. Clique OK para criar a superfície.
Nota: Superfícies de revolução podem não estar tampadas nas extremidades dependendo da curva fonte. Dependendo da técnica de fresamento selecionada, como por exemplo desbaste nível Z, você pode precisar de uma superfície de preenchimento.