Diálogo Movimento de Manipulação de Peça

Utilize o diálogo Movimento de Manipulação de Peça para programar lunetas e contrapontos.

Para exibir o diálogo Movimento de Manipulação de Peça, certifique-se de que a opção guia Design de Máquina > painel Opções > Configurações > Habilitar IU Torno/Fresa esteja selecionada, e selecione guia Design de Máquina > painel Movimento > Especificar Movimento de Manipulação de Peça.

sólido — Selecione o sólido para o qual você deseja especificar movimento.

Garra

Utilize essa seção para marcar um sólido como garra.

Uma garra pode ser uma garra de um mandril (num fuso de torno) ou uma garra de uma luneta. A garra num mandril é movida para abrir e fechar, as garras externas de uma luneta são giradas.

Para uma garra móvel, selecione Mov. no SCL X ou Mov. no SCL Y para especificar em qual eixo do Sistema de Coordenadas Local da garra as garras são movidas.

Uma garra móvel com Mov. no SCL X selecionado abre num X positivo e fecha num X negativo do seu Sistema de Coordenadas Local. Marcar um sólido como garra móvel do mandril no arquivo .md significa que você não precisa escrever código BASIC no arquivo .md para fechá-lo. Se você marcá-lo como uma garra móvel, não deve movê-lo com os hooks de callback BASIC. Caso deseje movê-lo num método personalizado, deixe-o desmarcado.

Uma garra rotativa com Rotaciona +C selecionado fecha girando numa direção positiva em torno do eixo Z do seu SCL, e abre girando na direção oposta. Uma garra rotativa com Rotaciona -C selecionado fecha girando numa direção negativa em torno do eixo Z do seu SCL.

Luneta

Utilize essa seção para marcar um sólido como uma luneta.

Selecione Mov. no SCL Z para o sólido pai da luneta (o sólido que conecta a luneta à máquina) para que deslize ao longo de um trilho em Z em resposta a uma figura de Suporte Peça Lig. ou Desl. As garras de uma luneta devem ser filhas do sólido da luneta.

Selecione Mov. no SCL X ou Mov. no SCL Y caso possua uma luneta descentralizada que precise ser movida em X ou Y para se alinhar com a peça.

Lunetas são simuladas com garras sensíveis a pressão que fecham em pequenos incrementos até tocarem outro sólido ou a si mesmas. Certifique-se de criar o design das garras de luneta e carcaça de forma que não se toquem quando as garras forem movidas.

Modele a luneta na posição aberta. Uma figura de Suporte Peça Lig. faz com que as garras abram (o primeiro movimento de abertura não tem efeito), posiciona o SCL da luneta na posição de captação apropriada, e então fecha a luneta até que as jarras toquem o bloco. A próxima figura Suporte Peça Lig. é utilizada para reposicionar a luneta, que abre as garras para a posição em que foram modeladas, posiciona a luneta, e fecha as garras. Por exemplo, se a primeira figura Suporte Peça Lig. fizer com que as garras fechem por 37 graus, a próxima figura Suporte Peça Lig. faz com que abram por 37 graus.

Contrafuso

Selecione Mov. como Contrafuso Torno para especificar este sólido como o contrafuso.

Contraponto

Selecione Mov. como Contrapt Torno para o sólido pai para especificá-lo como um contraponto. Um sólido de contraponto e seus filhos são movidos em Z em resposta a uma figura de Suporte Peça Lig. ou Desl., da origem do SCL para a distância de captação no sistema de coordenadas do Setup.

Existem dois tipos de contraponto, 'dead-center' e 'live-center'. Num contraponto live-center, a peça do contraponto gira conforme suporta o bloco. Num contraponto dead-center, a peça do contraponto não gira. Uma peça de contraponto live-center é feita de material mais macio para que possa ser reusinado, uma peça contraponto dead-center é feita de material mais rígido. Uma peça do contraponto tipicamente apresenta um nariz de 60 graus. Ferramentas live-center não são necessariamente seguradas por uma torre, alguns contrapontos apresentam um fuso que pode girar a ferramenta (a peça do contraponto).

Alguns contrapontos apresentam um cilindro hidráulico sensível a pressão que também é movido em Z. O processo de entrada do contraponto é então um processo de duas etapas, você posiciona o alojamento grande do contraponto para uma posição na frente do bloco, e então o cilindro/cone hidráulico é movido para fora (em Z) até alcançar o bloco.

Para contraponto dead-center, você pode posicionar o SCL do contraponto na ponta do cone, e mover a ponta do contraponto para Z=0 utilizando uma figura Suporte Peça Lig. com uma distância de captação 0.

Alternativamente, você pode mover o alojamento grande do contraponto na frente do bloco utilizando uma figura de Suporte Peça Lig. com uma distância de captação negativa. Então, você pode implementar um hook de callback BASIC para mover no cilindro hidráulico sensível a pressão no hook de callback: MachineSim_PartHandle. O hook de callback MachineSim_PartHandle é chamado sempre que uma luneta ou contraponto é aberto ou fechado, e é chamado duas vezes para movimentos de posicionamento: uma vez antes do movimento e uma vez após o movimento. Para implementar o movimento no cilindro hidráulico sensível a pressão, você implementaria MachineSim_PartHandle e testaria se Ação é eSimAction_TS_PostPosition (significa contraponto, após posicionamento). Você pode mover o cilindro hidráulico sensível a pressão em pequenos incrementos Z até que colida com o bloco se o contraponto estiver movendo para dentro, ou mover o cilindro de volta se o contraponto estiver movendo para fora.