Utilize essas dicas para criar Chanfros 3D:
- A figura de Chanfro 3D funciona melhor com tamanhos pequenos de chanfro, como uma quebra de canto simplesmente para remover uma rebarba aguda. O percurso produz apenas uma aproximação de um chanfro 3D e a largura do chanfro varia com base na geometria da curva 3D e superfícies adjacentes. Em profundidades maiores de chanfro, a variação em tamanho do chanfro é ampliada.
- O percurso atual utiliza um offset XY (pela vista de topo) da curva 3D. A direção desse offset é determinada pelo Lado de Usinagem selecionado para cada curva. Caso a peça exija que a ferramenta de chanfro esteja de um lado da curva em uma região e do outro lado da curva em outra região, o chanfro completo não pode ser cortado com essa técnica. Nessas situações, pode ser possível dividir a curva de chanfro em várias curvas e utilizar diferentes lados de usinagem para cada curva, mas isso pode ser difícil. Uma solução melhor, se possível, é modificar o Setup (posição 5-eixos, ângulo de indexação, ângulo eixo B e assim por diante) de forma que o Lado de Usinagem seja consistente por toda a curva quando visualizada pela nova orientação.
- Ao utilizar um ponteador, quanto mais a quebra de aresta desviar do plano XY, pior serão os resultados. Por esse motivo, uma ferramenta de ponta esférica é recomendada ao usinar uma quebra de aresta 3D que desvie consideravelmente do plano XY. Isso não é devido a uma deficiência do software, mas à natureza da geometria da ferramenta em geral. Ao utilizar ferramentas de furação ou chanfradas, recomenda-se utilizar a menor ferramenta possível.
- Para obter os melhores resultados, ajuste sua posição de indexação de forma que o desvio do plano XY seja balanceado ao longo da extensão da curva.
- Selecione as superfícies da peça de cada lado do chanfro para obter os melhores resultados. Isso é especialmente válido se a curva apresentar seções íngremes ou verticais.