Trabalhando com tabelas de avanços, velocidades e dados de corte

Para visualizar tabelas de avanço, velocidade e dados de corte

  1. Selecione guia Figuras & Manufatura > painel Materiais > Avanços & Velocidades.
  2. Selecione o tipo de documento.
  3. Selecione o material e classe de ferramenta.

    Um material pode possuir várias tabelas de dados para considerar diferentes combinações de classe e acabamento de ferramenta.

  4. Para tabelas Wire EDM, selecione os outros parâmetros tais como espessura e tipo de fio.
Nota: Se uma tabela de avanço/velocidade existir para um material cortado com uma ferramenta com acabamento Polido, mas não para acabamento TI_N ou BLACK_OXIDE, então os valores de velocidade derivam da tabela POLIDO. A velocidade para TI_N é 1.5 vezes maior que a velocidade POLIDO. A velocidade para BLACK_OXIDE é 1.05 vezes maior que a velocidade POLIDO. Os avanços são os mesmos que os avanços POLIDO.Usar Intervalo — Certos materiais possuem duas tabelas, cada uma associada a um valor de dureza. Para estes, você precisa selecionar Dureza 1 ou Dureza 2 para visualizar a tabela.

Para editar tabelas de avanço, velocidade e dados de corte

  1. Visualize a tabela que você deseja editar no diálogo Tabelas de A/V e Dados de Corte.
  2. Modifique os valores na tabela.
  3. Clique OK.

Para criar uma nova tabela

Se o material selecionado não apresentar uma tabela associada, clique em Novo e insira os valores na tabela para cada tipo de documento.

Para utilizar tabelas com intervalo

Para uma tabela sem intervalo, desmarque Usar Intervalo. O valor de dureza do material é ignorado e uma única tabela de avanço/velocidade é utilizada.

Para uma tabela com intervalo, selecione Usar Intervalo. Você precisa inserir dois valores de dureza e duas tabelas separadas de avanço/velocidade são criadas. Você precisa inserir os valores para ambas as tabelas.

Para uma dureza de material abaixo do primeiro valor no intervalo, a tabela para a primeira dureza é utilizada. Para uma dureza entre os dois valores do intervalo, uma tabela de valores interpolados é utilizada. Durezas acima do último valor de dureza são inválidos.

Para substituir o valor de avanço ou velocidade para uma única operação

  1. Selecione uma operação no diagrama no diálogo de Propriedades da Figura.
  2. Edite os valores na guia Avanço/Velocidade para operações de torneamento, na guia A/V para operações de fresamento, ou na guia A/V Torno para operações tornofresa.
  3. Clique OK.

Para substituir o valor de avanço ou velocidade para uma ferramenta

Você pode associar dados de corte a ferramentas individuais na base de dados de ferramentas em dois níveis:

Para restaurar tabelas padrão

Você pode recarregar INITDB para restaurar ferramentas e tabelas padrão que foram apagadas.

  1. Saia do FeatureCAM caso esteja aberto.
  2. Execute o INITDB a partir do grupo FeatureCAM no menu Iniciar.
  3. Selecione o local da sua base de dados:

    No meu computador local — Selecione essa opção para utilizar a base de dados no seu PC.

    Em um outro computador que eu irei acessar por rede — Selecione essa opção para utilizar uma base de dados MS Access compartilhada em rede. Clique em Procurar e navegue para o local da base de dados compartilhada em rede.

    Num Servidor SQL — Selecione essa opção para utilizar uma base de dados em rede SQL Server. Selecione o Nome do Servidor e o Nome da Base de Dados. Para utilizar autenticação SQL, selecione Servidor SQL na lista Modo de Autenticação e insira Nome usuário SQL e Senha SQL. Se você utilizar autenticação SQL, a lista Nome Base de Dados somente exibe bases de dados às quais você possui acesso.

  4. Selecione as unidades das ferramentas que você deseja adicionar. O FeatureCAM não altera qualquer item que você tenha modificado nem apaga qualquer item que você tenha adicionado.
  5. Clique OK.
  6. Se você tiver adicionado ferramentas em ambas as unidades, informe qual unidade é utilizada com maior frequência para modelar peças.

Qualquer ferramenta ou tabela de avanço/velocidade que você adiciona à base de dados permanece mesmo que você execute novamente o programa INITDB. INITDB não sobrescreve qualquer ferramenta ou tabela de avanço/velocidade existente na base de dados.

A única maneira de removê-las é apagando explicitamente no diálogo Tabela de avanço/velocidade ou no Gerenciador de Ferramenta.