Utilizando a guia Porta-Ferramentas, você pode sincronizar operações manualmente. Para cortar figuras de torneamento DE, o FeatureCAM pode sincronizar operações automaticamente e carregar as ferramentas apropriadas em cada porta-ferramenta. Todo torneamento sincronizado automático exige um torno com dois porta-ferramentas opostos.
Torneamento balanceado também é conhecido como "Pinch Turning". Pode ser utilizado para desbaste ou acabamento. Com torneamento balanceado, ambas as ferramentas cortam a mesma curva (embora uma esteja acima do eixo de rotação e a outra abaixo). O avanço calculado para cada ferramenta é duplicado. A primeira ferramenta deixa uma espiral de material após seu passo de acabamento e a segunda ferramenta é posicionada em Z mín de forma a cortar a espiral de material deixada pela primeira ferramenta. As ferramentas cortam ao mesmo tempo, de modo que o tempo necessário para o passo de acabamento é reduzido pela metade. A ferramenta selecionada para a operação é inserida automaticamente em ambos os porta-ferramentas.
A imagem a seguir mostra um exemplo de torneamento balanceado.
Para configurar essa estratégia numa operação de torneamento:
Torneamento seguido é tipicamente realizado durante desbaste. Cada porta-ferramenta remove uma profundidade padrão de corte. O segundo porta-ferramenta remove uma profundidade de corte abaixo do corte deixado pelo primeiro porta-ferramenta. Os porta-ferramentas aguardam ou sincronizam no início do corte. Um porta-ferramenta está a uma distância fixa em frente do porta-ferramenta 2. A imagem abaixo ilustra um torneamento seguido. A ferramenta superior está à frente da ferramenta inferior e a ferramenta inferior corta mais abaixo em X.
Para configurar essa estratégia numa operação de torneamento: