Controle de comprimento em uma montagem de cabos e fios

Há vários fatores que produzem ajustes no comprimento original de condutores, cabos, cabos planos e segmentos de uma montagem de cabos e fios. Estes valores são opcionais e são definidos como propriedades e opções de configuração do arnés.

Definição de um contorno de serviço

  1. No navegador, clique duas vezes na montagem de cabos e fios.
  2. No navegador, clique no segmento de arnés com o botão direito do mouse e, no menu de contexto, selecione Propriedades de arnés.
  3. Na caixa de diálogo, clique na guia Personalizado para adicionar a propriedade de contorno de serviço.
  4. Clique em Aplicar para continuar alterando ou adicionando propriedades, ou em Aceitar para concluir.

Definição de relaxamento global

  1. Clique duas vezes na montagem de cabos e fios que contém os comprimentos de condutor, de condutor de cabo e de cabo plano que deseja ajustar.
  2. Clique com o botão direito do mouse e selecione Configuração de arnés.
  3. Na caixa de diálogo Configuração de arnés, clique na guia Condutores/Cabos ou Cabos planos e, a seguir, estabeleça a porcentagem de relaxamento global.
  4. Clique em Aplicar para seguir executando alterações na caixa de diálogo ou em Aceitar para fechá-la.

Definição de arredondamento

Os valores de comprimento ajustado de condutores e cabos dependem dos valores de arredondamento e do ajuste Aplicar arredondamento para mais aos segmentos individuais e aos comprimentos de condutor expostos. O valor de comprimento ajustado do cabo plano depende dos valores de arredondamento.

  1. Clique duas vezes na montagem de cabos e fios que contém os comprimentos de condutor, de condutor de cabo e de cabo plano que deseja ajustar.
  2. Clique com o botão direito do mouse e selecione Configuração de arnés.
  3. Na caixa de diálogo Configuração de arnés, clique na guia Geral e, a seguir, clique na seta para selecionar o valor de arredondamento da lista.
  4. Se o arredondamento for qualquer valor diferente de Nenhum, clique em Aplicar arredondamento para mais aos segmentos individuais e aos comprimentos de condutor expostos.
  5. Clique em Aplicar para seguir executando alterações na caixa de diálogo ou em Aceitar para fechá-lo.

Exemplos que exibem o efeito de Arredondamento e de Aplicar arredondamento para mais aos segmentos individuais e aos comprimentos de condutor expostas no diagrama unifilar

Exemplo 1: valor de arredondamento definido e caixa de seleção Aplicar arredondamento para mais aos segmentos individuais e aos comprimentos de condutor expostas ativada.

Quando o valor de arredondamento de comprimento ajustado for diferente de Nenhum e a caixa de seleção Aplicar arredondamento para mais aos segmentos individuais e aos comprimentos de condutor expostas estiver ativada, todos os comprimentos de condutor e cabo do diagrama unifilar somam o comprimento ajustado do condutor ou cabo.

Comprimento ajustado do condutor= 16,0

Exemplo 2: valor de arredondamento definido e caixa de seleção Aplicar arredondamento para mais aos segmentos individuais e aos comprimentos de condutor expostas desativada.

Quando é definido um valor de arredondamento, mas a caixa de seleção Aplicar arredondamento para mais aos segmentos individuais e aos comprimentos de condutor expostas estiver desativada, o valor de arredondamento do valor de comprimento ajustado do condutor equivale à soma dos valores das entidades separadas. Os valores individuais serão arrendondados, mas os valores das entidades separadas não. O cálculo do comprimento ajustado do condutor altera de maneira que o arredondamento do comprimento do condutor seja executado sobre o valor da soma dos cabos do condutor e o condutor ou condutores e os segmentos expostos.

Comprimento ajustado do condutor= 14,5

Exemplo 3: valor de arredondamento definido em Nenhum e caixa de seleção Aplicar arredondamento para mais aos segmentos individuais e aos comprimentos de condutor expostas desativada.

Quando o arredondamento é definido como Nenhum, a cota dos segmentos e pedaços de condutor expostos reflete o comprimento real, exceto para os cabos do condutor. Os cabos do condutor continuam tendo o comprimento embutido e relaxamento global, se for o caso, distribuído equitativamente em ambos os extremos.

Comprimento ajustado do condutor= 14,44

Definição de um comprimento embutido

O comprimento embutido é utilizado para ajustar comprimentos de condutor calculados quando é empregado com peças, emendas e pinos.

  1. Estabeleça Comprimento embutido como propriedade personalizada de uma peça, uma emenda ou um pino. Estabeleça o valor a nível de definição ou de ocorrência.
    Nota: Nas emendas são suportados tanto valores de comprimento inseridos positivos como os negativos.
  2. Clique duas vezes na montagem de cabos e fios, clique com o botão direito do mouse e selecione Configuração de arnés.
  3. Na caixa de diálogo Configuração de arnés, clique na guia Condutores/Cabos.
  4. Ative a caixa de seleção para selecionar os objetos nos quais deve ser procurada a propriedade de comprimento embutido.
    Nota: Se você selecionar peças, emendas e pinos, o valor do comprimento embutido dos pinos anulará o valor das peças e as emendas.
  5. Clique em Aplicar para seguir executando alterações na caixa de diálogo ou em Aceitar para fechá-la.

Exemplos de comprimento embutido

Nos exemplos estão selecionados peças e pinos para a configuração de arnés de comprimento embutido para condutores e cabos.

Exemplo 1:

Neste exemplo, o conector tem uma propriedade Comprimento embutido que é aplicada a todas as ocorrências de condutores ligadas a ele.

A: o desenho sobre o qual são modelados todos os pinos do conector.

B: a distância entre o desenho A e o ponto onde termina o condutor inserido. Este é o valor de comprimento embutido do componente elétrico.

Comprimento ajustado = Comprimento do condutor original + B.

Exemplo 2:

Este exemplo exibe um conector complexo que aceita condutores grandes e pequenos. Dado que a cavidade de pino do condutor grande está inserida no conector com um tamanho diferente da cavidade do condutor menor, é inserida uma propriedade de comprimento embutido no conector. O valor da propriedade é igual ao comprimento embutido mais comum para a maioria das cavidades de pino.

A: o desenho sobre o qual são modelados todos os pinos do conector.

B: a distância entre o desenho A e o ponto onde termina o condutor inserido. Para um conector com tamanhos de cavidade diferentes, B poderia ser diferente para cada condutor inserido, segundo a profundidade da cavidade. Neste exemplo, B poderia ser igual a B1 ou B2.

B1: a distância entre o desenho A e o ponto onde termina o condutor inserido para a cavidade de pino B1.

B2: a distância entre o desenho A e o ponto onde termina o condutor inserido para a cavidade de pino B2.

Comprimento ajustado do condutor pequeno = Comprimento do condutor original + B1

Comprimento ajustado do condutor grande = Comprimento do condutor original + B2