Defina uma liberação em uma estrutura de moldura

Para definir uma nova liberação, selecione viga e especifique os graus de liberdade liberados no início e no final do elemento da viga. Liberações são definidas no sistema de coordenadas de viga.

Nota: Quando existe duas vigas adjacentes, uma delas deve ser fixada sem uma liberação naquele final de viga. A restrição já contém informações sobre condições de limite de viga adjacente.

As guias de começo e final permitem que especifique o comportamento da liberação de viga independentemente em cada extremidade da viga. O sistema de coordenadas de vigas é exibido durante a edição, próximo ao extremo inicial da viga.

Além disso, quando uma liberação é definida, os símbolos de graus de liberdade são exibidos no nó inicial e final da viga na janela de desenho. “ x ” representa o tipo “fixo”, “f” representa o tipo “nenhum levantamento”, “f+” representa o tipo “levantamento +” e “f-” representa o tipo “levantamento -”. Por exemplo, o símbolo “xxxffx” que aparece na janela de desenho significa que o início ou o final da viga está conectado com um deslocamento fixo para os eixos X, Y, Z. Além disso, é com nenhum levantamento (livre) para a rotação ao longo dos eixos X e Y e também com rotação fixa ao longo do eixo Z. Além disso, é com nenhum levantamento (livre) para a rotação ao longo dos eixos X e Y e também com rotação fixa ao longo do eixo Z.

Os coeficientes de rigidez elástica e parcial ajustam o método em que é possível adicionar rigidez pode ser adicionado a um grau de liberdade dado.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Análise de estrutura painel Conexões Liberar.

  2. Selecione uma viga onde deseja definir uma liberação. Um sistema de coordenadas de viga é exibida. É posicionado mais perto do início da viga, o sistema de coordenadas é orientado em direção à extremidade da viga. Ademais, são exibidos os símbolos de graus de liberdade do nó inicial e final da viga. Os símbolos a seguir são utilizados:

    • “x” significa tipo de deslocamento ou rotação “ fixa”
    • “f” significa tipo de deslocamento ou rotação “nenhum levantamento”
    • “f+” significa tipo de deslocamento ou rotação “levantamento+”
    • “f-” significa tipo de deslocamento ou rotação “levantamento-”
  3. Selecione o coeficiente que é utilizada para definir os valores de deslocamento e rotação:

    Selecione o coeficiente de elasticidade para definir os valores exatos em N/mm. O coeficiente elástico (como o coeficiente elástico para a direção UZ) pode ser definido somente para a direção liberada (que é, para a direção UZ).

    Selecione o coeficiente de rigidez parcial para especificar valores entre 0,0 (uma direção liberada) e 1,0 (sem liberação). O valor da rigidez do elemento é multiplicado pelo valor do coeficiente no final apropriado.

  4. Especifique o deslocamento. Utilize os menus suspensos para especificar os graus de liberdade para se liberar no início e no final do elemento de viga para os eixos X, Y e Z.

    Quando o tipo de deslocamento fixo é selecionado, não há liberação nessa direção.

    As opções "Levantamento" significam opções não fixadas. Nenhum levantamento, levantamento+ e levantamento- especificar deslocamentos de liberação Ux, Uy ou Uz no nó inicial ou final do elemento de viga, na direção compatível ("+") ou oposta ("-"), em relação ao sistema de coordenadas do eixo da viga local.

  5. Especifique a rotação. Utilize os menus suspensos para especificar os graus de liberdade para se liberar no início e no final do elemento de viga para os eixos X, Y e Z.

    Quando o tipo de rotação fixa é selecionado, não há liberação nessa direção.

    Nenhum levantamento, Levantamento+ e Levantamento- especificam as rotações de liberação Rx, Ry ou Rz no nó inicial ou final do elemento de viga, na direção compatível ("+") ou oposta ("-") no que diz respeito ao eixo do sistema local de coordenadas da viga (de acordo com o princípio do parafuso para a direita).

Nota: Liberações são definidas no sistema de coordenadas de viga.

Para remover uma liberação, selecione a liberação no navegador, clique com o botão direito do mouse e selecione Excluir.

Atribuindo uma liberação para modificar o comportamento de vigas individuais

A liberação pode ser utilizada para modificar o comportamento de vigas individuais.

No exemplo seguinte, existem duas forças idênticas, elas tem o mesmo tamanho e direção.

Atribua uma liberação. Na faixa de opções, clique na guia Análise de estrutura painel Conexões Liberar . Seleciona-se uma viga para liberar de modo que ela possa girar.

Execute a simulação. Clique no comando Simular no painel Solucionar.

As cargas são iguais, mas o deslocamento da viga liberada é substancialmente maior.