Fator de segurança de juntas soldadas com carga de fadiga

O fator de segurança mínimo necessário da junta de solda durante o carregamento de fadiga n f representa um coeficiente de carregamento de fadiga e a tensão calculada da junta de solda n f σ A / σ a ou n f τ A / τ a .

Nas juntas soldadas com carregamento de fadiga, alguns fatores que afetam a segurança da junta, como condições de operação, tipo, projeto e confiabilidade da solda, já são considerados no cálculo da resistência à fadiga da junta soldada. É diferente do cálculo estático. Portanto, deve-se tomar cuidado com a qualidade do projeto da solda ao propor o fator de segurança de fadiga. Ao se considerar a característica do carregamento de fadiga (especialmente para carregamento reverso), as concentrações altas de tensão que são originadas em soldas não homogêneas reduzem a segurança de fadiga da junta. Assim, as transições entre a solda e o material básico representam a parte mais arriscada da junta soldada. O efeito dos entalhes é maior em lugares de projeto de solda ou usinagem não adequado. A raiz mau soldada de uma solda de topo ou de uma folga não soldada na raiz de uma solda em ângulo tem uma influência desfavorável na vida útil da solda.

O valor mínimo recomendado do fator de segurança durante o carregamento de fadiga é indicado na faixa n f =<1,5...3> e depende do padrão de carregamento da fadiga. Em geral, o carregamento reverso é menos favorável que o carregamento flutuante, quando o carregamento de fatiga da junta soltada é considerado.

A imagem a seguir ilustra o efeito do percurso do carregamento na segurança da junta soldada. A faixa de valores mínimos recomendados para o fator de segurança, que depende do valor do fator de assimetria do ciclo r = σ n / σ h , aparece sombreado.