Para criar pontos de rota para rotas de esboço rígidas

Quando é definida uma rota de tubulação rígida ou tubo curvo, é possível selecionar pontos de rota adicionais para controlar a direção do rota. Utilize os elementos da ferramenta de roteamento ortogonal 3D como guia para selecionar pontos.

Os diferentes elementos da ferramenta controlam a localização e a orientação dos componentes de tubos e tubulações em uma rota ou trecho. As ferramentas que aparecem e a faixa de movimento permitido para localizar e realocar pontos novos ou existentes variam.

Caso necessário, utilize Desfazer para desfazer as ações, começando pela mais recente. A opção Desfazer também permite sair do comando. Use a guia Rota painel Criar comando Rota para continuar definindo a rota.

Definição de pontos de rota com uma rotação diferente

As setas de rotação aparecem nos eixos de rotação e exibem as possibilidades de rotação para a seleção atual. Clique e arraste as setas de rotação para girar ao redor do eixo local.

Durante a rotação, a ferramenta força o cursor aos quatro ângulos do quadrante do eixo de direção. A ferramenta também exibe os pontos que estão forçados da geometria existente. Quando a ferramenta de rotação força o cursor à geometria de face ou eixo, o modo em que é aplicado é exibido usando uma linha de traços e um ponto de visualização.

Para forçar a rotação em uma direção exibida, clique em um eixo de direção. Os eixos de direção são definidos em incrementos de 90 graus.

Definição de pontos em ângulos de 45 graus

Quando é exibido o controle de ângulo no eixo de direção, pode ser rotacionada a posição da rota em incrementos de 45 graus. O controle de ângulo é exibido unicamente quando as direções de rota de 45 graus estão incluídas no estilo ativo e os dados de conexão permitem tal movimento.

  1. Na janela de desenho, pare o cursor sobre o controle de ângulo.
  2. No controle de ângulo, clique na seta que exibe a posição angular necessária.

    A ferramenta gira à posição angular disponível na direção selecionada.

  3. Uma vez girada a ferramenta à nova posição, selecione um ponto de rota.
    Nota: Para voltar à posição angular anterior, clique na seta que aparece no eixo selecionado.

Forçar de pontos de outra geometria

Quando a opção Referência de ponto estiver ativada no menu de contexto, é possível criar pontos de rota forçando o cursor às faces, as arestas e os pontos de trabalho que existam na montagem de tubos e tubulações. Isto é muito útil para executar roteamento ao redor de geometria situada no caminho da rota.

Quando é selecionado um extensor de linha ou um eixo de direção, o ponto de visualização é exibido na interseção da linha e o plano da face ou a aresta ressaltada. Aparece uma linha de traços desde o cursor no ponto de visualização. A linha de traços representa o modo em que o ponto é aplicado à geometria ressaltada. Aparece na linha um ponto verde de visualização se o ponto definir uma conexão do comprimento permitido. Caso contrário, o ponto é visualizado como um x.

  1. Clique com o botão direito do mouse para abrir o menu de contexto e verifique que a opção Referência de ponto está ativada.
  2. Pare o cursor sobre o eixo de direção exibido ou o extensor de linha.
  3. Quando aparecer o ponto de visualização na localização necessária, clique na geometria selecionada.

Também é possível definir nós com base no ponto de referência utilizando valores exatos.

Definição de pontos usando valores exatos

É possível inserir valores exatos para criar um ponto de rota utilizando o teclado enquanto estiver com uma ferramenta selecionada ou clicando com o botão direito do mouse e selecionando o valor no menu de contexto. Também podem ser inseridos valores de ângulo ou distância. Os valores representam a distância ou o ângulo desde a posição ativa ao nó atual. Se o snap de um ponto foi efetuado em uma linha da ferramenta de roteamento ortogonal 3D, o valor especificado é a distância entre o ponto de snap e o nó que se deseja adicionar. Os valores especificados devem cumprir as regras definidas para o comprimento dos segmentos ou será pedido que volte a especificar o valor.

As distâncias exatas são úteis para criar pontos de rota a partir de configurações iniciais ou forçadas.

Também é possível começar a inserir o valor enquanto a ferramenta está ressaltada e, depois, inserir um valor na caixa de diálogo.

Definição de nós de tubos com qualquer ângulo ou raio da dobra

Para os estilos de tubos com curvas, podem ser criadas curvas em qualquer ângulo e inserido um raio da dobra diferente para qualquer curva.

Quando a rota ativo utiliza um estilo de tubo com curvas, nos eixos de direção aparecem os controladores de rotação que exibem as possibilidades de rotação da seleção atual. Clique e arraste os controladores de rotação para ajustar o ângulo incluído entre 0 e 360 graus.

Durante a rotação, a ferramenta força o cursor em incrementos regulares tomando como base o valor de referência de ângulo 3D. O valor é definido na guia Ferramentas painel Opções Configurações do documento guia Modelagem. Também pode ser criada uma série de dobras para obter uma dobra composta.

Para alterar o raio da dobra, clique no controlador do raio e insira um valor. O raio novo só afeta a próxima dobra. Todas as dobras seguintes utilizarão o raio da dobra definido na caixa de diálogo Estilos de tubos e tubulações.

Criação de uma dobra personalizada em uma rota de tubulações

Para adicionar uma vergadura personalizada a uma rota rígida com uma rota de acessórios, clique com o botão direito do mouse e selecione Vergadura personalizada no menu de contexto durante a criação do rota. A ferramenta de roteamento ortogonal 3D altera para incluir controladores de raio para que possa ser criada uma dobra com o raio e o ângulo necessários.

Podem ser criadas várias dobras personalizadas em qualquer rota de tubulação. O comando Vergadura da guia Rota pode ajudar também a criar vergaduras personalizadas em rotas de tubulação rígida.