Para alinhar segmentos de rota de esboço paralelos ou perpendiculares

Durante a criação para a frente de segmentos de rota de esboço, utilize os comandos Paralelo à aresta e Perpendicular à face para reorientar o eixo da ferramenta de roteamento ortogonal 3D com respeito à geometria existente. Quando é definido o próximo ponto de rota no eixo, são adicionadas restrições paralelas ou perpendiculares ao segmento de rota resultante. Também é possível selecionar pontos de rota nos outros dois eixos.

Ao aplicar os dois comandos, é possível que seja solicitado um ângulo irregular (que não seja nem de 45 nem de 90 graus) no ponto de rota anterior. Em consequência, uma dobra personalizada é criada. As setas de raio e de rotação estão disponíveis na ferramenta de roteamento ortogonal 3D. Edite o raio da dobra e o ângulo de rotação quando precisar.

Nota: Se desejar editar a orientação e as restrições após concluir a rota rígida, utilize os comandos Restrições, Cota geral e, opcionalmente, Incluir geometria.
  1. No ambiente de rota, se a ferramenta de roteamento ortogonal 3D não estiver ativada, execute uma das seguintes ações:
    • Na faixa de opções, use a guia Rota painel Criar Rota e, em seguida, clique no último ponto de rota criado.
    • No navegador Modelo ou na janela de desenho, clique no último ponto de rota e, em seguida, clique na guia Rota painel Criar Rota.
    • No navegador de modelo ou na janela de desenho, clique com o botão direito do mouse no último ponto de rota e, a seguir, selecione Rota.
  2. Mova o cursor sobre um eixo da ferramenta de roteamento ortogonal 3D, clique com o botão direito do mouse e selecione Paralelo à aresta ou Perpendicular à face.
  3. Na janela de desenho, clique na aresta ou no plano apropriados.

    A ferramenta de roteamento ortogonal 3D altera a orientação de acordo.

  4. Para definir o próximo ponto de rota, execute uma das seguintes ações:
    • Mova o cursor sobre o eixo da ferramenta de roteamento ortogonal 3D, defina o ponto de rota usando a informação de ferramenta ou o comando Inserir distância do menu de contexto. Também é possível parar o cursor sobre o eixo e inserir diretamente um valor da cota.
    • Clique com o botão direito do mouse e, a seguir, selecione Referência de ponto. Defina o ponto de rota forçado à geometria apropriada. O comando Referência de ponto é aplicado normalmente junto com o comando Referência de rotação.
    Dica: Se for localizado no eixo do passo 2, utilize o comando Mostrar restrições da guia Rota ou Mostrar todas as restrições do menu de contexto para verificar a restrição paralela ou perpendicular no novo segmento de rota.
  5. Se o ângulo incluído não for de 45 nem 90 graus, é criada uma dobra e é exibido o raio da dobra. Edite o raio da dobra conforme precisar.
  6. Siga selecionando pontos de rota para criar mais regiões de rota automática ou segmentos de rota de esboço.
  7. Para concluir a rota, clique com o botão direito do mouse na janela de desenho e selecione Concluir.
  8. Clique com o botão direito do mouse de novo e selecione Concluir edição.