Para criar e editar uma câmera

Compor uma cena consiste em selecionar as aparências, o estilo de iluminação e as posições de câmera do componente.

Criar e editar uma câmera

Crie e edite uma câmera no documento ativo se deseja definir uma vista para renderizá-la. Os parâmetros que criam uma representação gráfica que pode ser exibida ou ficar oculta definem uma câmera.

É possível definir várias câmeras, mas deve-se utilizá-las separadamente na renderização.

  1. Na faixa de opções, clique na guia Renderizar painel Cena Câmera.
  2. Na caixa de diálogo Câmera, clique em Destino.
  3. Na região gráfica, clique em uma face do modelo para definir o destino da câmera.

    Um pequeno cubo será inserido no ponto de destino da câmera. Uma linha de direção negra será exibida, perpendicularmente à face selecionada, desde o ponto de destino até o ponto da posição.

  4. Clique em um ponto da linha de direção da câmera ou em qualquer face do modelo para definir a posição desta.

    Uma representação delineada do volume de visualização da câmera será exibida como um quadrado negro que tem como centro o ponto de destino e está orientado para a posição do destino.

  5. Com a imagem da câmera visualizada, é possível executar as seguintes operações:
    • Arrastar o destino ou a posição para visualizar o plano à mesma distância visual que o destino ou a posição.
    • Mover a câmera. Clique no destino ou na posição para ativar a tríade Mover/Rotacionar 3D. Utilize a tríade para mover o destino ou a posição. O fato de alterar a rotação da tríade não afeta ao destino nem à posição. Clique na linha de direção para mover a câmera e manter a posição relativa e a localização do destino.
    • Aplique zoom para alterar o campo do ângulo de vista. Clique e arraste o limite de volume de visualização para ajustar o tamanho do volume de visualização usando uma proporção restringida. Solte o botão do mouse para definir o novo tamanho.
    • Alterar o ângulo de deslocação. Clique e arraste o manipulador do limite de volume de visualização da câmera para girar a imagem da câmera ao redor do eixo de destino de posição.
  6. Caso necessário, selecione Vincular à vista para atualizar a vista ativa em função das propriedades da câmera e ocultar a imagem da câmera.
  7. Em Projeção, defina o modo de visualização da câmera como ortogonal ou em perspectiva.

    A opção de projeção está desativada durante a animação da câmera.

    Nota: Utilize a câmera ortogonal para gerar vistas tradicionais tipo ilustração, e a câmera em perspectiva para gerar vistas mais realistas.
  8. Caso necessário, em Ângulo de giro, especifique o ângulo de rotação ao redor do eixo de direção da câmera, se diferir do valor definido padrão. Você pode usar os manipuladores conforme descrito anteriormente.
  9. (Opcional) Ao definir ou editar a câmera, marque Vincular à vista para sincronizar a câmera com a exibição.
    Nota: Durante a animação da câmera, a seleção de Vincular à vista atualiza a exibição de acordo com as configurações da câmera.
  10. Se necessário, em Zoom, especifique o ângulo de zoom da câmera para definir o campo horizontal de visualização, se for diferente do padrão. Você pode usar os manipuladores conforme descrito anteriormente.
  11. Clique em Ok.

Profundidade do campo

É possível utilizar a profundidade de campo com qualquer câmera que defina. Para utilizar a profundidade de campo, faça o seguinte:

  1. Na caixa de diálogo de definição da câmera, na seção Profundidade do campo, selecione Ativar. São ativados os controles de profundidade de campo.
  2. Selecione a opção Limites de Foco, que permite especificar posições de plano de foco próximas e longínquas, ou a opção Número f, que permite definir um valor de detenção de câmera e a posição de plano de foco.
  3. Especifique os parâmetros de profundidade de campo para o método correspondente. Em Limites de Foco, permite especificar posições de plano de foco próximas e longínquas. Em Número f, forneça o valor de número f e a posição de plano de foco.
  4. Opcionalmente, é possível selecionar a opção Vincular plano de foco ao alvo da câmera, que tem duas vantagens:
    • Os planos de foco são mantidos posicionados com respeito ao destino. Se alterar o destino da câmera, esta será mantida enfocada em relação a esse destino.
    • É possível animar o destino da câmera. O resultado é uma profundidade em movimento do campo, que fornece um efeito interessante em uma animação.