Para criar e editar blocos de esboço 2D para reutilização

Novidades: 2024.1, 2024.2

Os projetos de várias montagens repetem formas rígidas. Os blocos de esboço podem capturar essas formas como um conjunto fixo e você pode inserir instâncias do conjunto. Por exemplo, vamos supor que você tenha um esboço 2D que representa um cilindro hidráulico e que a montagem contém quatro cilindros hidráulicos. Se tiver um bloco do esboço que representa o cilindro hidráulico, é possível inserir quatro instâncias do bloco no layout da montagem. As instâncias são definidas no bloco do esboço e refletem as alterações executadas no projeto do bloco.

A seguinte geometria de esboço 2D está indisponível para blocos de esboço:

Se você tentar criar um bloco do esboço que inclui geometria indisponível, o Inventor criará o bloco, mas não incluirá a geometria indisponível.

Criar Blocos do Esboço

Nota: Se, a qualquer momento, você clicar em Cancelar esboço, todas as ações serão descartadas. Para fluxos de trabalho de criação, isso significa voltar ao ponto antes de o esboço ser criado. Para fluxos de trabalho de edição, isso significa voltar ao estado antes de o esboço ser editado.
  1. Em um esboço de peça 2D, clique na guia Esboço painel Layout Criar bloco .
    Nota: O comando Criar Bloco também está disponível na guia Esboço painel Criar .

    A caixa de diálogo Criar Bloco é aberta, e o modo Selecionar é ativado por padrão.

  2. Na janela de desenho, selecione a geometria para incluir no bloco:
    • Clique para selecionar um elemento.
    • Arraste para criar um conjunto de seleção.
      Dica: Também é possível selecionar a geometria e, a seguir, o comando Criar Bloco.
  3. (Opcional) Na caixa de diálogo Criar Bloco, insira um nome e uma descrição do bloco.

    O nome do bloco é exibido no navegador na pasta Blocos e em todas as instâncias no navegador, com dois-pontos e o número da instância no final. Por exemplo, se você definir um bloco chamado Cilindro e colocá-lo em Esboço2, a instância de Esboço2 será chamada Cilindro:1.

    É possível renomear as definições e instâncias de blocos do esboço. Se renomear a definição de bloco, o novo nome se propaga através dos nomes da instância. No entanto, a alteração do nome da instância, anula a alteração no nome da definição de bloco.

    É possível renomear as definições e instâncias de blocos do esboço. Se renomear a definição de bloco, o novo nome se propaga através dos nomes da instância. No entanto, a alteração do nome da instância, anula a alteração no nome da definição de bloco.

  4. Na caixa de diálogo Criar Bloco, em Ponto de Inserção, clique em Selecionar. Selecione Visibilidade para visualizar o Ponto de Inserção.
  5. Clique na janela de desenho para colocar a instância de bloco no local do Ponto de Inserção.
  6. Na caixa de diálogo Criar Bloco, clique em OK para concluir o bloco e sair do comando ou clique em Aplicar para concluir o bloco e criar mais.
    Dica: Para criar blocos aninhados, inclua as instâncias de bloco em um novo bloco do esboço. Utilize blocos aninhados e o atributo Flexível para simular submontagens cinemáticas.

Editar blocos de esboço

Editar propriedades do bloco do esboço

  1. Na janela de desenho, selecione um bloco de esboço, clique com o botão direito do mouse e escolha Editar Bloco.
  2. Clique com o botão direito do mouse fora da geometria do bloco e selecione Propriedades de Bloco.
  3. Altere o nome, a descrição, o ponto de inserção ou a visibilidade do bloco.
    Nota: A descrição é exibida quando você pausa o cursor sobre o ícone de nó do navegador do bloco do esboço, nos ambientes de peça e de montagem.
  4. Clique em OK.

Explodir blocos de esboço

A explosão de um bloco de esboço exclui uma instância de bloco mas mantém os objetos que compõem a instância. No caso de exemplares de blocos não aninhados, o comando Explodir remove a instância de bloco e deixa a geometria 2D constituinte. No caso de instâncias de blocos aninhados, a instância é removida, mas os blocos constituintes e a geometria 2D permanecem no esboço.