É possível consultar objetos a partir de um desenho para outro desenho da mesma área geográfica, mesmo se os desenhos usarem diferentes sistemas de coordenadas. Os objetos consultados são convertidos automaticamente para o sistema de coordenadas atribuído. Se um desenho não utilizar um sistema de coordenadas conhecido, alinhe os objetos ao mapa manualmente.
Neste exercício, você georreferencia objetos de desenho ao adicioná-los a um mapa com um sistema de coordenadas conhecido.
Na prática, é possível obter um mapa do município ou país local. Por exemplo, para um desenho de lotes de cidade, obtenha uma versão digital de um mapa do assessor da cidade. Certifique-se de que você conhece o sistema de coordenadas utilizado para criar o mapa. Chamamos essa mapa de “mapa de destino”. Neste exemplo, você se conectar a um armazenamento de dados SDF contendo informações de lote.
Utilize o comando Folha de borracha para alinhar os objetos de desenho com localizações conhecidas no mapa de destino.
Para georreferenciar objetos de desenho
Neste exemplo, conecte-se ao arquivo de amostra do tutorial PARCELS.SDF, que utiliza o sistema de coordenadas CA-I.
Neste exemplo, abra o desenho de amostra do tutorial subdivision_block.dwg, que não tem um sistema de coordenadas.
Os objetos em subdivision_block.dwg são definidas como um bloco.
Cole o bloco de subdivisão no espaço vazio. Localize o lote para o qual a subdivisão se alinha. Nesta ilustração, o lote está vermelho (mas não é vermelho no arquivo de amostra).
Por exemplo, se o desenho representar novos lotes, localize o desenvolvimento que contém estes lotes. Localize ao menos dois pontos comuns.
No desenho de lotes criado, o lote que deseja está à esquerda da área vazia. Na ilustração acima, ele está vermelho.
A ordem na qual selecionar os pontos e espalhar os pontos afeta os resultados. Para as figuras curvadas complexas, mais vértices resultam em um alinhamento mais preciso.
Você criou um codinome da unidade para desenhos armazenados em uma unidade compartilhada. Você georreferenciou objetos de desenho, usando o comando Folha de borracha para alinhar com localizações conhecidas.
Para prosseguir neste tutorial, vá à Lição 2: Limpar seus desenhos.