Uma união adiciona as propriedades a partir de uma tabela de dados (tabela secundária) para uma camada da classe de recurso existente (tabela principal). Os dados originais permanecem sem alterações em sua origem — a união existe somente em seu mapa.
Para criar uma união
- Prepare-se para criar uma união, fazendo o seguinte:
- Assegure que as origens principal e secundária compartilham um ou mais campos comuns, por exemplo ID_do_lote ou Nome_do_município. Esses campos não precisam ter o mesmo nome em ambas as origens, mas eles devem utilizar o mesmo tipo de dados.
- Simplifique seus dados da tabela secundária na medida do possível. Por exemplo, remova os registros ou tabelas desnecessários.
- Conecte-se com as origens de principais e secundárias usando um dos provedores FDO em Conectar dados. Ao se conectar com uma segunda origem que não tem dados de geometria, você não precisa adicionar nada no mapa. Você pode estabelecer a conexão e fechar a janela Conectar dados.
- No Gerenciador de exibição, clique com o botão direito do mouse em em uma camada do recurso
Criar uma união. A camada clicada com o botão direito do mouse é a origem principal.
- Na lista Tabela (ou classe de recurso) para unir com na caixa de diálogo Criar uma união/Editar uma união, selecione a tabela ou classe de recurso cujos dados serão unidos com a camada.
Sua seleção é a origem secundária. Se a origem contiver múltiplas tabelas, escolha aquela que desejar utilizar para a união.
- Na lista Esta coluna da tabela na esquerda de, selecione a chave de união (o campo comum ou propriedade) para a origem principal, por exemplo, ID_do_lote ou Nome_do_município.
- Na lista Corresponder esta coluna da tabela na direita, selecione o campo ou propriedade correspondente na origem secundária.
- Em Tipo de uniões, selecione o tipo de união para criar:
- Manter todos os registros na esquerda (uma união externa esquerda)
- Manter apenas o lado esquerdo de registros com uma correspondência (uma união interna)
- Em Relação com registros secundários (Cardinalidade), selecione uma das seguintes opções:
- Um a um corresponde com um registro de origem secundária para cada item de origem principal. Quaisquer registros extra de origem secundária são ignorados.
- Um de muitos cria um novo recurso para cada registro extra na origem secundária.
- Clique em OK.
Na Tabela de dados para a origem principal (a camada de recurso à você uniu os dados), as propriedades recém unidas são anexadas à direita dos dados do recurso nativo. As propriedades unidas são exibidas em cinza, para indicar que elas são de somente leitura. No título da coluna, o nome da tabela que você uniu precede o nome da propriedade.