Utilize Pontos de Superfície Guiados para posicionar pontos de inspeção numa peça com exatidão. Utilize quando desejar medir posições numa superfície, ou quando desejar assegurar repetibilidade em diferentes Medições.
Nota: Pontos de Superfície Guiados estão disponíveis apenas durante a criação de inspeções para máquinas CNC e Manuais.
Para criar um ponto de superfície guiado:
- Abra um grupo de Pontos de Superfície Guiados.
- Clique na guia Forma > painel Superfícies > Ponto Guiado.

- Na caixa ID, insira um nome para o ponto.
Quando a caixa de verificação Usar superfície projetada como prefixo do nome do ponto no diálogo Opções está selecionada, pontos recebem automaticamente o nome da superfície em que são projetados, e você não pode alterar o ID.
- Para compensar para a espessura da superfície da peça, insira um valor de Offset de superfície.
O valor de offset pode ser utilizado para compensar para a espessura da estampagem (geralmente um valor positivo) ou o gap de explosão para um eletrodo (geralmente um valor negativo). O offset é aplicado normal à superfície no ponto capturado, com valores positivos na direção do apalpador.
Você pode aplicar um valor de offset a todos os pontos em um grupo no diálogo Grupo de Inspeção: Pontos de Superfície Guiados.
- Nas caixas Tolerância Superior e Tolerância Inferior, insira as distâncias máximas da superfície nominal nas quais o ponto está dentro da tolerância.
- Na lista Transformação de Ponto Alvo, selecione o sistema de coordenadas no qual você deseja inserir a posição do ponto. Selecione:
- Sist.Coord Relatório para especificar as coordenadas com relação à referência CAD.
- Sist.Coord Superfície para especificar as coordenadas com relação à referência de máquina.
- Nas caixas X, Y, Z, insira duas ou três coordenadas nominais para o ponto.
Clique em
para transformar as coordenadas para o sistema de coordenadas alternativo.
- Se você tiver especificado três coordenadas para o ponto:
- Selecione Coordenada precisa.
- Na caixa Tolerância, insira a distância máxima pela qual o ponto pode variar com relação à nominal. Pontos que excedam essa distância da nominal não são criados.
- Se você tiver especificado duas coordenadas para o ponto:
- Selecione Projetar ponto ao longo da direção.
- Na caixa Comprimento do vetor de pesquisa, insira a máxima distância ao longo do eixo da coordenada não especificada em que o ponto pode ser projetado no modelo. Pontos que excedam essa distância da nominal não são criados.
- Na lista Direção, selecione a direção a partir da qual o ponto será capturado.
- Na lista Transformação de Opções de Cálculo, selecione o sistema de coordenadas para a posição calculada do ponto. Selecione:
- Sist.Coord Relatório para calcular as coordenadas com relação à referência CAD.
- Sist.Coord Superfície para calcular as coordenadas com relação à referência de máquina.
- Clique em Calcular Agora para verificar se as coordenadas se encontram numa superfície e para projetar o ponto no modelo. Se o ponto for válido:
- A área Ponto alvo calculado exibe a posição nominal do ponto. Selecione uma opção de Sistema Coord para escolher o sistema de coordenadas em que a posição é exibida.
- A caixa Sair exibe a direção de folga do apalpador com relação ao Sistema Coord selecionado. Clique no botão Inverter o lado do vetor de saída para inverter a direção.
- A caixa ID Superfície exibe o nome da superfície em que o ponto é projetado.
- Clique OK para criar o ponto e fechar o diálogo.
Quando você inicia um ponto de superfície guiado, um alvo é exibido na tela CAD para que você possa posicionar o apalpador com precisão. O PowerInspect identifica a posição mais próxima no modelo e utiliza essa posição para reiniciar a posição da nominal. A nominal atualizada é então utilizada para calcular o desvio do ponto medido.