Cada máquina ferramenta pode ser descrita pelo seu modelo matemático, também chamado de Modelo Cinemático da Máquina. Esse modelo contém informações utilizadas pelo Autodesk Manufacturing Post Processor Utility para transformar coordenadas recebidas do arquivo CLDATA (Coordenadas do Modelo) em coordenadas de uma máquina ferramenta (Coordenadas de Máquina). Essa transformação é chamada de Problema Cinemático Inverso.
Resolver esse problema é uma das tarefas principais do pós-processador e é mais complexo quando trabalha com trajetórias multi-eixos. Para representar cinemática da máquina, Autodesk Manufacturing Post Processor Utility utiliza o Formato de Dados de Máquina Ferramenta, também chamado Formato MTD. Cinemática de máquina representada nesse formato é chamada de Modelo MTD. Representação de cinemática de máquina baseada em MTD é muito mais eficiente que a representação de cinemática por classes 3-eixos, 4-eixos e 5-eixos, e também permite criar programas para qualquer configuração, incluindo máquinas 6-eixos com 3 eixos rotativos.
A geometria da máquina pode ser definida por um arquivo de triângulo *.dmt definido num sistema CAD ou por primitivos paramétricos (caixa e cone).
Ao criar seu próprio modelo MTD, é preferível começar a partir de um modelo MTD existente e editá-lo.
Selecionar guia Máquina Ferramenta > painel Arquivo > Importar exibe todos os arquivos MTD existentes:
Para maiores informações sobre como aprimorar verificação de colisão, consulte Editar o arquivo .mtd para aprimorar verificação de colisão.