Utilize a opção Depurar para testar, depurar, executar passo a passo, rastrear e editar valores de variável nas suas macros.
Para exibir o diálogo Depurador de Macro:
O painel esquerdo mostra a macro sendo depurada. O painel direito mostra a atribuição de variável nesse ponto na macro.
Quando você depura uma macro, normalmente está interessado numa porção em particular do código (a fim de entender como funciona ou por que não está funcionando). Para analisar essa porção do código:
O diálogo Depurador de Macro contém o seguinte:
Executar — Clique para executar a macro da posição atual
até um ponto de quebra ou até o final da macro. Se você pausar uma macro, clique em
para retomar a execução da macro.
Pausar — Clique para inserir um ponto de quebra temporário após executar a linha atual.
Parar — Clique para interromper a execução da macro e retornar ao início.
Quando você utiliza os comandos de Passo, o depurador executa apenas a linha atual e então aguarda a próxima instrução. Isso permite visualizar o efeito de uma declaração ou comando de macro e portanto ajuda a entender a macro. Os valores de variável atribuídos nesse ponto da macro são exibidos no painel direito.
Depurar — Clique para executar a linha atual. Se a linha atual for uma chamada de função de macro, o depurador pausa antes de executar a primeira linha da função. Isso permite verificar uma função.
Executar próxima — Clique para executar a linha atual. Se a linha atual for uma chamada de função de macro, o depurador pausa após a execução da função inteira. Isso é útil quando você sabe que a função funciona, então não precisa analisar em detalhes, mas está interessado nos seus resultados.
Depuração circular — Clique para executar a linha atual e todas as linhas subsequentes dentro do bloco. Quando o bloco de comandos termina, o PowerMill aguarda interações adicionais do depurador.
Pular próxima linha — Clique para pular a próxima linha sem executar o comando. Isso é útil quando você sabe que um comando é executado com sucesso mas leva tempo para calcular; por exemplo, calcular um percurso. No entanto, pular a próxima linha pode ser perigoso pois comandos posteriores podem exigir a saída fornecida por esse comando.
Adicionar ponto de quebra — Clique para posicionar um ponto de quebra no início da linha selecionada. Um ponto de quebra força a macro a parar nesse ponto. Os valores de variável atribuídos nesse ponto da macro são exibidos no painel direito. Você pode inserir vários pontos de quebra na sua macro.
Por exemplo, se você inserir um ponto de quebra no final de um loop, pode examinar os valores de variável e observar como mudam com cada iteração. Isso permite descobrir se a macro está se comportando conforme esperado.
Outro exemplo é: Se você posicionar um ponto de quebra no início de uma função, pode observar quais variáveis e parâmetros são passados para a função.
Apagar ponto de quebra — Clique para remover um ponto de quebra da linha selecionada.
Apagar todos os pontos de quebra — Clique para remover todos os pontos de quebra da macro.
Recarregar macro — Clique para interromper a execução atual da macro e recarregar o arquivo de macro. Isso é útil quando você tiver corrigido um problema com a macro e desejar executá-la novamente para verificação.
Para editar uma atribuição de variável: