Fresamento polar - estratégia

Uma orientação Polar é quando o percurso se parece com um percurso 3-eixos (o eixo ferramenta é o eixo Z), porém utiliza rotações em torno do eixo singular da máquina em vez de mover em X e Y.

Fresamento polar é útil quando o movimento da máquina em X e Y é limitado, mas a máquina ferramenta é uma máquina MESA-MESA, e pode rotacionar a mesa em torno de Z, o que compensa o movimento limitado em X e Y.

Centro de rotação - um plano de trabalho que define o centro de rotação para fresamento polar. O eixo Z precisa estar alinhado com o eixo ferramenta. Somente planos de trabalho que satisfaçam esse critério são exibidos. Se você não selecionar um plano de trabalho, o PowerMill utiliza o sistema de coordenadas global.

Travar - determina se o eixo X ou Y é travado. Um deles precisa ser travado e é substituído por um eixo rotativo. Frequentemente, o eixo X é travado e o eixo rotativo é o eixo C.

Travar o eixo X permite que a ferramenta seja movida em Y e que a mesa seja rotacionada.

rotação em torno de C.

movimento linear em Y.

Travar o eixo Y permite que a ferramenta seja movida em X e que a mesa seja rotacionada.

rotação em torno de C.

movimento linear em X.

Offset - o offset da origem do plano de trabalho selecionado em Centro de rotação. Se o eixo X estiver travado e nenhum offset for aplicado, a ferramenta é restringida a mover-se ao longo de X 0. Se um offset de 20 for aplicado, a ferramenta é restringida a mover-se ao longo de X 20.

Offset 0.

Offset 50.

Um offset resulta numa área nula onde correspondência não ocorre pois é fisicamente impossível que a ferramenta acesse essa região. A área nula é centralizada no Centro de rotação e apresenta o diâmetro do Offset. Se você especificar um offset, para usinar completamente a peça você precisa assegurar que o seu percurso não esteja dentro da área nula. Se o percurso estiver dentro dessa área, uma porção do percurso não é criada, mas o PowerMill aplica ligações apropriadas.

Offset 0.

Offset 20.

Para evitar esse problema, certifique-se de que Centro de rotação esteja pelo menos a distância de Offset de distância do percurso.

Usar ângulo complementar — determina qual das duas soluções de fresamento polar é utilizada.

Se a ferramenta é movida no eixo Y e a mesa é rotacionada em torno do eixo C, então o ponto no percurso é usinado rotacionando a mesa para o ponto ou . Se for a primeira solução, é a solução complementar.

— exibe a página Movimentos Rápidos do diálogo de estratégia, que permite editar as propriedades de movimento rápido.

Nota: Se você não selecionar Usar ligações polares na página Movimentos Rápidos , o PowerMill exibe uma mensagem de aviso: Ligações polares não selecionadas. Para alterar para ligações polares, clique em .