Para membros com seções elastoplásticas, resultados idênticos estão disponíveis para membros com seções padrão: deflexões, forças internas e tensões em qualquer ponto ao longo do comprimento do membro. Depois, os membros elastoplásticos podem ser verificados e projetados no Robot usando cálculos para normas de aço.
Além disso, o coeficiente plástico da seção está disponível para membros com seções elastoplásticas. É o coeficiente entre a área da seção plastificada e a área total da seção. Ele presume valores de 0,0 (para uma seção elástica) a 1,0 (para uma seção totalmente plástica). O coeficiente plástico é exibido na forma de mapas em membros.
Outra opção que exibe os resultados para a análise não linear são os diagramas de análise avançada (menu Resultados > Avançado > Diagramas). Nesses diagramas, é possível exibir os valores que são presumidos durante o processo de iteração. Por exemplo, eles podem incluir diagramas de variabilidade de força ou de deslocamentos para um determinado ponto ou uma relação entre a força e o deslocamento durante a iteração.
DEFLEXÕES
Durante a análise elastoplástica, o Robot calcula as deflexões diretamente em um membro. O usuário obtém os valores de deslocamentos e rotações nodais em uma divisão de membro interno. Para obter deflexões em qualquer ponto do membro, a interpolação linear é executada entre os pontos da divisão interna.
FORÇAS INTERNAS
As forças internas em um membro são calculadas da mesma forma que para a análise linear. Com base nas forças e momentos no nó inicial e na carga ao longo do comprimento do membro, o Robot calcula as forças internas em qualquer ponto do membro.
Um algoritmo diferente é aplicado somente para a análise P-delta. Nas forças internas do membro, é considerado o efeito da excentricidade causada por uma deflexão do membro. As deflexões são obtidas nos pontos de divisão interna do membro.
TENSÕES
Na análise elastoplástica, as tensões normais em uma seção não são distribuídas linearmente. Elas são calculados de forma independente para cada zona. Algumas das zonas podem estar dentro do intervalo de plástico, enquanto outras ainda podem pertencer ao intervalo elástico de tensões. Portanto, não é possível determinar de forma inequívoca as tensões em um ponto ao longo do comprimento do membro.
A tabela (menu Resultados > Tensões) mostra os valores máximo e mínimo de tensões em uma seção. Para seções elastoplásticas, as tensões separadas resultantes da dobra e as resultantes de forças longitudinais não estão disponíveis.
Não é possível realizar uma análise de tensão precisa em uma seção de membros elastoplásticos usando o módulo Análise de tensão.