Vídeo: Criar uma tabela de levantamento de material

Crie uma tabela personalizada que relata informações sobre tipos de materiais, quantidades e custos.

Este vídeo demonstra como:

  1. Decidir o tipo de informação a ser relatada na tabela de levantamento de material.
  2. Criar um levantamento de material para concreto em um modelo.
  3. Criar uma fórmula para calcular uma estimativa de custo de acordo com o material.
  4. Filtrar os resultados da estimativa para que incluam somente o tipo de material desejado.
Nota: Este vídeo foi gravado usando o Revit 2016. Quando usar uma versão mais recente do software, você poderá notar diferenças na funcionalidade e na interface do usuário.

Transcrição

Quando você cria um levantamento de material no Revit, primeiro precisa decidir as informações que deseja relatar. Por exemplo, se você desejar saber a quantidade de carpete necessária em um projeto, a tabela de levantamento de material precisará quantificar a área de material apenas dos pisos no modelo. Se você quiser saber quanto concreto encomendar, o levantamento de material precisará quantificar o volume de material em várias categorias de objetos, incluindo pisos, paredes, fundações, e assim por diante.

Neste exemplo, criaremos um levantamento de material para o concreto no projeto e forneceremos o custo estimado com base no material. Quando olhar na seção, observe que o concreto é usado para a parede do porão, para o piso e para a sapata. Precisaremos criar uma tabela de várias categorias para dar conta de todo o concreto necessário.

Na guia Vista, selecione Tabelas > Levantamento de material. Na caixa de diálogo Levantamento de material, forneça um nome para o levantamento de concreto e clique em OK para criar um novo levantamento de várias categorias. A seguir, selecione os campos para o levantamento. Para este levantamento, especifique a família e o tipo, o nome do material, o volume do material e o custo do material. Como o parâmetro de custo só é um custo em dólar, não há unidades associadas a ele. Precisamos criar um valor calculado que multiplica o volume do material pelo custo por unidade.

Neste caso, o concreto é comprado e o preço estimado por jarda cúbica. Clique no botão Valor calculado. Digite um nome para o valor calculado, defina o tipo como moeda e crie uma fórmula para calcular o custo total. Como as unidades do volume de material (jardas cúbicas) e o custo (dólares) não coincidem, divida o volume de material por uma unidade para tornar o valor “sem unidade” para que ele possa ser usado na fórmula. Neste caso, a unidade é de 1 jarda cúbica.

Na guia Formatação, defina as colunas do levantamento cujos totais serão calculados. Selecione Custo total e use a lista suspensa para selecionar Calcular os totais. Defina o volume de material a ser relatado em jardas cúbicas em vez de pés cúbicos, que é a configuração de volume padrão do projeto. Selecione Material: Volume e, em seguida, clique em Formato de campo. Na caixa de diálogo Formatar, desmarque a caixa de seleção Usar as configurações do projeto e use a lista suspensa para configurar as unidades como jardas cúbicas. Para exibir os totais calculados do custo, na guia Classificar/Agrupar, marque Totais gerais e defina-o como Somente totais. Clique em OK para concluir a criação do levantamento de material.

Na estimativa, observe que vários elementos listados não contêm concreto. Para tornar a visualização do levantamento de material um pouco mais nítida, aplique um filtro à tabela. Na paleta Propriedades, clique em Editar no parâmetro Filtro. Use a lista suspensa para filtrar por nome do material, o que procurará nomes de materiais com a palavra “concreto”. Clique em OK. Agora, a tabela só enumera os elementos que contêm a palavra concreto. Você poderá alterar o parâmetro de custo na tabela de levantamento de material se o material não tiver um custo associado ou se o custo for alterado. A estimativa de total geral será atualizada para refletir a mudança. Use técnicas semelhantes para criar levantamentos para outros materiais ou se o material for calculado ou estimado por área em vez de por volume.