Vídeo: Usar os dados da nuvem de pontos no Revit

Crie modelos embutidos usando dados de nuvem de pontos para projetos de reforma e modernização.

Este vídeo demonstra como:

  1. Compreender as nuvens de ponto e como elas são usadas.
  2. Inserir um arquivo de dados de nuvem de pontos em um modelo e posicioná-lo.
  3. Localizar dados de nível relacionados com dados de nuvem de pontos usando vistas de corte padrão.
  4. Detectar e efetuar snap com precisão a planos.
  5. Inserir elementos em um modelo de construção usando dados da nuvem de pontos.
Nota: Este vídeo foi gravado usando o Revit 2012. Quando usar uma versão mais recente do software, você poderá notar diferenças na funcionalidade e na interface do usuário.

Transcrição

Uma nuvem de pontos é uma descrição de dados 3D, medida por dispositivos de digitalização a laser, que podem ser usados no setor de construção como um método para capturar o estado existente de uma construção. ​Os dados da nuvem de pontos podem, em seguida, ser usados no Revit para criar um modelo de informações de construção para representar a geometria da construção existente, que normalmente é o ponto inicial nos projetos de reforma.

As nuvens de pontos podem ser inseridas em um projeto, como quaisquer outros dados de referência. Insira um arquivo de nuvem de pontos indexado ou faça com que o Revit converta um arquivo de dados brutos automaticamente. A opção Posicionamento permite escolher como a nuvem de pontos é posicionada no projeto. Neste exemplo, é usada a opção centro a centro. ​As vistas de corte padrão do Revit podem ajudá-lo a localizar os dados de nível em relação aos dados da nuvem de pontos. ​Insira os níveis e use a ferramenta Mover para ajustar os níveis e efetuar snap com precisão aos pontos do piso.

A geração de uma vista 3D com base em uma vista da planta de piso permite isolar uma região específica da nuvem e ter uma compreensão clara sobre as restrições de um determinado piso.

Usando a ferramenta Lado a lado na guia Vista, é possível ver a planta e as vistas 3D ao mesmo tempo. ​Aplicando a tecnologia de reconhecimento de forma aos dados da nuvem de pontos, o Revit pode detectar os planos em ângulos retos para a vista atual. Essa tecnologia permite efetuar o snap aos planos e criar com precisão elementos de modelo do Revit, como paredes. ​O Revit detecta a geometria da nuvem de pontos, permitindo a adição de elementos de construção. Por exemplo, é possível inserir janelas em uma vista de corte de fachada. Para ver mais claramente as aberturas de janela na vista sombreada, ative a opção de exibição gráfica Superfícies fantasmas.

Use a ferramenta Medir entre duas referências para determinar o tamanho correto da janela. Não é possível inserir diretamente cotas na nuvem de pontos porque a nuvem não contém elementos que possam ser restringidos. ​Selecione o tipo de janela e insira as janelas usando a nuvem de pontos como referência.

A capacidade de usar dados de nuvem de pontos no fluxo de trabalho do projeto permite a criação de modelos conforme construção, que é um passo importante nos projetos de reforma e modernização.