Parâmetros globais

Use os parâmetros globais para controlar as relações paramétricas entre as famílias em um modelo.

O que é um parâmetro global?

Um parâmetro global é um parâmetro criado em um modelo. Um parâmetro global não tem nenhuma categoria específica e pode ser atribuído a várias famílias. Os parâmetros globais contêm valores simples que podem ser usados para estabelecer relações paramétricas em um modelo. Como os parâmetros globais podem ser atribuídos a várias famílias e tipos, eles podem ser usados para controlar muitos elementos de uma só vez.

Por que você deve usar um parâmetro global?

Use um parâmetro global se for necessário ter controles paramétricos em um projeto. Você pode usar os parâmetros globais para controlar vários parâmetros de instância ou de tipo em famílias no projeto com um único controle. Aqui estão alguns exemplos de onde você pode aplicar um parâmetro global:
  • Controlar parametricamente o espaçamento de grade/nível da construção.
  • Controlar uma cota de tolerância de distância/retenção para múltiplos elementos. Por exemplo, a inserção de uma porta de uma parede adjacente ou deslocamentos de viga de um nível.
  • Aplicar um parâmetro de material a várias famílias de uma só vez.
  • Criar cotas de igualdade não adjacentes.

Os usos dos parâmetros globais são ilimitados, use sua criatividade. Ao testá-los em diferentes circunstâncias, você descobrirá mais maneiras de usá-los. Vamos explorar alguns desses exemplos em mais detalhe abaixo.

Onde posso encontrar as ferramentas?

Há duas etapas para usar parâmetros globais, primeiro crie o parâmetro em seu projeto e, em seguida, atribua o parâmetro global a um elemento.

Criar um parâmetro global

Clique na guia Gerenciarpainel Configurações (Parâmetros globais).

Na caixa de diálogo, crie o parâmetro global para uso no projeto. Essa caixa de diálogo contém uma lista de parâmetros que você pode usar no projeto. A caixa de diálogo também é usada para alterar os valores dos parâmetros globais. Para obter informações adicionais sobre a criação de parâmetros globais, consulte: Criar parâmetros globais.

Aplicar um parâmetro global

Os parâmetros globais são aplicados nos projetos de duas formas: usados como uma legenda para uma sequência de cotas ou atribuídos a uma família como uma instância ou um parâmetro de tipo.

Quando usados em um valor dimensional, atribua uma legenda a uma sequência de cota. Uma vez que a cota é legendada, o parâmetro global controla o valor. Consulte Legendar uma cota com um parâmetro global para obter informações adicionais.

Os parâmetros globais são atribuídos aos valores de instância e de tipo em famílias com o controle de parâmetro associado na paleta Propriedades para parâmetros de instância e na caixa de diálogo Propriedades de tipo para parâmetros de tipo.

Consulte Atribuir um parâmetro global para obter informações adicionais.

Confira este vídeo para ver como criar e aplicar parâmetros globais.

Exemplos

Definir espaçamento da grade

Muitas construções são projetadas com uma grade estrutural. Nos estágios iniciais do projeto, talvez você não saiba o espaçamento da grade que será usado. Nesse caso, é possível aplicar um parâmetro global às cotas da malha. Use os parâmetros globais para ajustar o espaçamento da grade em um controle.

  1. Crie um eixo de construção e aplique cotas às linhas de eixo.
  2. Selecione uma sequência de cota e, no painel Cota da legenda na faixa de opções, para Legenda, selecione um parâmetro global existente ou clique em (Criar parâmetro).
  3. Na caixa de diálogo Propriedades de parâmetros globais, forneça um nome para a cota de eixo e clique em OK.
  4. Um ícone de lápis é exibido quando a sequência de cota é selecionada, permitindo que você saiba que a sequência de cota é legendada com um parâmetro global.
  5. Clique no ícone de lápis para abrir a caixa de diálogo Parâmetros globais e fazer uma alteração no valor.
  6. Clique em OK para aplicar o parâmetro global ao espaçamento da grade.
Continuando usando este exemplo, é possível criar dois parâmetros para o espaçamento da grade X para criar um padrão de grade não regular ou um espaçamento igual nas extremidades e um eixo de tamanhos diferentes através do centro.

Usando a mesma técnica, aplique um parâmetro global a uma cota para definir as alturas piso a piso, mantenha as cotas para o deslocamento da porta, defina um espaçamento específico para os acessórios ou outras condições onde a definição de uma cota em um projeto controlado por um parâmetro agilizará a edição da condição.

Alterar o material da família

Use um parâmetro global para alterar os materiais aplicados às famílias em um projeto. Neste exemplo, um projeto de cozinha está sendo realizado e você gostaria de explorar diferentes aparências de materiais. Todas as famílias de componentes de gabinete têm parâmetros de tipo para controlar a aparência. O layout de exemplo tem um total de 16 famílias/tipos diferentes. Cada família tem um parâmetro de material para o gabinete principal e outro parâmetro para o material da porta. Se você fizer uma alteração de material, precisará alterar 32 valores de parâmetro em todas as famílias para fazer a alteração. Usando um parâmetro global, é possível definir o material para todos os componentes de gabinete de cozinha em um único lugar. É claro que é possível fazer uma alteração na aparência do próprio elemento de material em vez de alterar os 32 parâmetros de material nas famílias ou atribuir um material para o estilo de objeto de Componentes de gabinete para realizar o objetivo de uma forma similar. Para este exemplo, suponha que nenhuma dessas opções é desejável e, em vez disso, você deseja controlar a aparência do material com um parâmetro global.

Primeiro crie o parâmetro global que será atribuído a cada família de componentes de gabinete.

  1. Clique na guia Gerenciarpainel Configurações (Parâmetros globais).
  2. Na caixa de diálogo Parâmetros globais, clique em (Novo parâmetro global).
  3. Na caixa de diálogo Propriedades do parâmetro global, complete os seguintes campos:
    • Nome
      Dica: Os parâmetros globais são classificados na caixa de diálogo Parâmetros globais em ordem alfabética por nome. Para agrupar os parâmetros, inclua um prefixo no nome ao criar estes parâmetros.
    • Disciplina
    • Tipo de parâmetro. Neste caso, selecione Material.
    • Parâmetro de grupo sob

      Atribua o parâmetro global para um grupo. As atribuições de grupo são utilizados para organizar os parâmetros globais na caixa de diálogo Parâmetros globais.

  4. Opcionalmente, em Descrição da dica de ferramenta clique em Editar dica de ferramenta. Na caixa de diálogo Editar dica de ferramentas, insira o texto da dica de ferramenta, até 250 caracteres, e clique em OK.
  5. Clique em OK.

Depois do parâmetro global do material ser criado, atribua-o ao valor do parâmetro de material nas famílias de armários usadas no layout da cozinha.

  1. Selecione o elemento e localize o parâmetro de tipo.
  2. Clique no botão à direita do parâmetro e em seu valor .

    A caixa de diálogo Associar parâmetro é aberta.

    Os parâmetros globais não de relatório que coincidem com a disciplina e tipo de parâmetro estão disponíveis para seleção.

  3. Selecione o parâmetro global do material criado nas etapas anteriores para atribuir ao parâmetro.
  4. Clique em OK.

Depois que o parâmetro global tiver sido atribuído às famílias, será possível controlar a atribuição de material para as famílias na caixa de diálogo Parâmetros globais.

Para alterar o valor de um parâmetro global de material recém-criado, clique na guia Gerenciar painel Configurações (Parâmetros globais). Escolha um material diferente e ele será aplicado aos componentes de gabinete na cozinha. Não é mais necessário modificar os parâmetros de tipo para cada família individualmente.

Quando você começar a usar os parâmetros globais em seus projetos, encontrará muitos usos para eles. Se você não ainda não experimentou usar os parâmetros globais, faça uma tentativa e compartilhe a sua opinião conosco, deixando um comentário sobre este tópico.