Manual de construção de aço AISC da biblioteca de conexões

Essa biblioteca de conexões é baseada no Manual de construção de aço AISC. Há dois conjuntos de arquivos de biblioteca: um baseado na edição 14ª e o outro baseado na edição 15ª.

Esse conteúdo da biblioteca de conexões depende dos perfis imperiais de aço estrutural dos EUA, que se destina ao uso em projetos com base neste conteúdo. Primeiro, é necessário fazer o download e instalar o conteúdo imperial dos EUA. Faça o download e instale o conteúdo específico do país.

Observação: Os arquivos de biblioteca fornecidos são exemplos práticos sobre como as normas nacionais podem ser usadas para permitir a colocação automática de conexões de aço simples, usando intervalos de aplicabilidade e scripts do Dynamo. Eles podem servir como um ponto de partida para a criação de padrões da sua própria empresa.

Considerando que não implementamos todas as especificações detalhadas incluídas neste manual e em outros padrões relevantes vinculados a ele, cada biblioteca de conexões é criada com base em suposições geométricas específicas para a configuração da conexão. É possível estender os arquivos de biblioteca com base em seus requisitos específicos.

Conteúdo da biblioteca de conexões

A biblioteca de conexões fornecida consiste em 13 arquivos de biblioteca que contêm um total de 726 tipos de conexões do Revit com intervalos de aplicabilidade anexados definidos com base no Manual de construção de aço AISC.

Nomes de tipos de conexão

A convenção de nomenclatura para definir os tipos de conexão é detalhada aqui. Essa convenção é especialmente útil para os tipos de conexão que se conectam com a Flange ou a Web para diferenciar entre elas.

A primeira parte do nome do tipo de conexão descreve a categoria dos elementos conectados:

Após a categoria dos elementos conectados, em algumas conexões, a posição relativa do elemento suportado para a flange ou a web do elemento de suporte é especificada. Pode ser “Flange” ou “Web”.

Em seguida, o método de conexão é especificado, o elemento de suporte é o primeiro e o elemento suportado é o segundo:

Depois disso, há informações sobre os parafusos, seu diâmetro, grau e o número de linhas de parafusos. Por exemplo:

Somente para o arquivo “AISC 10.8.rvt”, Conexões de assentamento reforçadas parafusadas/soldadas, há informações sobre a largura e o comprimento do assento. Por exemplo, “4inW 10inL” significa 4 polegadas de largura e 10 polegadas de comprimento.

Há informações sobre o perfil do ângulo ou a placa da conexão, como o caso. Por exemplo:

A seguir, a espessura da solda, quando aplicável. Por exemplo, “5/16W” significa espessura de solda de 5/16".

Somente para as conexões de sobreposição de emenda de coluna há informações adicionais sobre o intervalo de seções de coluna. Por exemplo, “W14X145 a W14X233”.

No final dos nomes de tipo de conexão, há um código curto indicando o tipo de conexão. Esses são:

Veja a seguir alguns exemplos e como lê-los:

Exemplo: intervalos de aplicabilidade com base na norma

Este exemplo mostra alguns tipos de conexão e como os intervalos de aplicabilidade foram calculados, incluindo as forças internas. Este exemplo é baseado na edição 14ª da AISC, escolhida para fins ilustrativos.

Vamos examinar o tipo de conexão “B to B Web BB 3/4 A325 4No 3/8L SCA” no arquivo de biblioteca “AISC Connections V14\AISC 10.1BB.rvt”. Essa é uma “Beam to Beam”, fixada com parafusos em ambas as pernas, 4 linhas de parafusos com 3/4" de diâmetro, 3/8" de espessura de ângulo, conexão de ângulo de recorte único. Como essa é uma conexão parafusada, precisamos apenas olhar para uma tabela na norma:

De acordo com a tabela 10-1 da AISC, as seguintes condições podem ser implementadas nos intervalos de aplicabilidade:

A edição 14ª da norma especifica uma espessura de web da viga suportada de 0,407 pol ou superior – no nosso exemplo de caso 1. Para cobrir situações de perfis mais finos, a força de cisalhamento pode ser calculada considerando a espessura mais fina da web da viga. Isso significa que podemos definir três casos adicionais (2, 3, 4) para os intervalos de aplicabilidade:

  1. Viga suportada com uma capacidade de cisalhamento acima da resistência do parafuso e da resistência do ângulo, o que significa que todas as vigas com uma espessura de web maior que 0,407 pol.
  2. Viga suportada com espessura de web de 3/8", a capacidade de cisalhamento da conexão será ajustada para a resistência máxima de cisalhamento da viga suportada: Fz = 3/8 pol x 351 kips/pol = 131,625 kips.
  3. Viga suportada com espessura de web de 5/16", a capacidade de cisalhamento da conexão será ajustada para a resistência de cisalhamento máxima da viga suportada: Fz = 5/16 pol x 351 kips/pol = 109,687 kips.
  4. Viga suportada com espessura de web de 1/4", a capacidade de cisalhamento da conexão será ajustada para a resistência máxima de cisalhamento da viga suportada: Fz = 1/4 pol x 351 kips/pol = 87,75 kips.

O “Elemento 1”, que é a viga de suporte, não tem nenhuma condição de força de cisalhamento. A espessura da web resultante do cálculo acima é de pelo menos 13/64 pol, considerando uma tolerância de 1/64 pol.

É bom ter uma condição para o parâmetro de altura mínima da viga de suporte, porque depende do menor perfil da viga suportada e da limitação de invasão padrão.

As vigas suportadas são aquelas entre W16X26 e W24X370. O menor perfil é W16X26 e tem uma altura mínima de viga suportada de 15 3/4". Calculando a altura mínima da viga de suporte, obtemos 3 x 3" (distância do parafuso entre linhas) + 2 x 1" (distância da aresta curva) + 3 5/8" = 1' 2 5/8" = 14 5/8". Observando a tabela 1-1 para W-Shapes, vemos que o menor perfil para a viga de suporte é W14X132.

“Elemento 2”, que é a viga suportada, tem os seguintes intervalos:

  1. Primeiro caso:
    • Selecionamos todos os nomes de seção para perfis com uma espessura de web maior que 0,407".
    • Fz máxima = ± 143 kips
  2. Segundo caso:
    • Selecionamos todos os nomes de seção para perfis com uma espessura de web igual a 3/8".
    • Fz máxima = ± 131,62 kips
  3. Terceiro caso:
    • Selecionamos todos os nomes de seção para perfis com uma espessura de teia igual a 5/16".
    • Fz máxima = ± 109,687 kips
  4. Quarto caso:
    • Selecionamos todos os nomes de seção para perfis com uma espessura de teia igual a 1/4".
    • Fz máxima = ± 87,75 kips

Observando outro exemplo, desta vez no arquivo de biblioteca “AISC Connections V14\AISC 10.2BW.rvt”, o tipo de conexão “B to B Web BW 3/4 A325 4No 3/8L 5/16W SCA”. Esse é um suporte “Beam to Beam”, fixado com parafusos e soldado, com 4 linhas de parafusos com 3/4" de diâmetro, 3/8" de espessura de ângulo, 5/16" de espessura de solda, conexão de ângulo de recorte único. Como essa é uma conexão parafusada e soldada, precisamos examinar duas flanges, a tabela 10-1 para a peça parafusada e a tabela 10-2 para a peça soldada.

De acordo com as tabelas acima mencionadas, as seguintes condições podem ser implementadas nos intervalos de aplicabilidade:

Portanto, um caso é definido de forma similar ao exemplo anterior para todos os nomes de perfil de seção com uma espessura de web maior que 0,476 pol, e para a viga suportada a força de cisalhamento máxima é Fz = ± 143 kips.

Observação: Para esse tipo de conexão específico (com soldas na viga suportada), somente esse caso de intervalo único será criado, sem estender para outros casos de perfis com espessuras de web inferiores. O motivo é que para aplicar soldas com segurança na viga suportada, a viga deve ter um valor de espessura de web mínima de 0,476 pol.

Exemplo de caso de uso

Para obter um exemplo de como inserir conexões usando a Automação de conexão de aço, consulte Exemplo para a Biblioteca AISC.