Arquivos XAML do Data Standard

Todas as caixas de diálogo do Data Standard são baseadas em um arquivo com a extensão .XAML (Extensible Application Markup Language). Para personalizar a caixa de diálogo do Data Standard, modifique o arquivo XAML.

Visão geral

Os arquivos XAML descrevem o layout da caixa de diálogo do Data Standard, inclusive quais controles (legenda, caixa de texto, caixa de combinação, etc.) são usados e a quais propriedades do Vault ou do CAD os controles estão vinculados.

Os arquivos XAML são arquivos XML e podem ser editados com qualquer editor de texto/XML. Uma boa opção de editor XML gratuito é o Bloco de notas XML da Microsoft ou qualquer outro editor que possa formatar XML. A Autodesk recomenda o Visual Studio (Express ou posterior) para uma melhor experiência de edição. Como a sintaxe XAML diferencia maiúsculas de minúsculas, é melhor usar um editor que ofereça suporte a maiúsculas e detecte erros de ortografia.

Se uma caixa de diálogo do Data Standard precisar mostrar mais ou menos informações ou informações diferentes, você poderá editar o arquivo XAML. Os arquivos PS1 localizados na pasta de configuração controlam o comportamento da caixa de diálogo.

Este tópico fornece uma breve descrição dos controles mais usados. Para obter mais informações sobre esses e outros controles, acesse as páginas de ajuda da Microsoft.

Anatomia de um arquivo XAML

Cada arquivo XAML tem diferentes seções: as seções mais usadas são Recurso, Estilo e de controles.

Na seção Recurso, há definições que são reutilizadas nas seções de controle. Por exemplo, se a cor da sua empresa é verde, você pode estabelecer que todo texto exibido nos controles seja verde.

Na seção Estilo, você encontrará ativadores. Os ativadores definem a aparência e o comportamento dos controles, dependendo da situação (por exemplo, criação de um novo registro ou edição de um registro existente). No entanto, comportamentos mais complexos são definidos nos arquivos PS1.

Normalmente, a seção de controles, ou área de layout, começa com o controle <Grid>. A grade divide a caixa de diálogo em linhas e colunas, como uma tabela do Excel. Combine e divida células conforme as exigências do projeto. Em cada célula, é possível inserir um ou mais controles, como legendas, para textos simples, ou caixas de texto, para entradas de texto.

Layout

O layout de um arquivo XAML é similar ao de uma tabela, pois apresenta linhas e colunas. Isso torna a caixa de diálogo e seus controles dinâmicos, o que significa que, se você redimensionar a janela com o mouse, os controles também serão redimensionados automaticamente. Também é possível trabalhar com coordenadas fixas, mas nesse caso, quando a caixa de diálogo é redimensionada pelo usuário ou quando alguns usuários usam uma fonte maior nas janelas, os controles da caixa de diálogo permanecem em suas coordenadas e possivelmente sobrepõem ou não consomem o espaço disponível na caixa de diálogo. Por esse motivo, a Autodesk recomenda usar tabelas e permitir que cada controle seja expandido dentro da célula definida.

Como a caixa de diálogo é igual a uma tabela, ao projetá-la, pense em quantas colunas e linhas você precisa. Geralmente, é fácil criar duas colunas: uma à esquerda com largura fixa para as legendas e outra à direita com largura dinâmica para os controles. Também é assim que as caixas de diálogo padrão são criadas. Dependendo do número de linhas necessárias, definições de linha podem ser especificadas na grade. Cada controle da grade (Grid) tem uma referência para a linha e a coluna (sempre começando com 0), de modo que o controle seja exibido de acordo.

Sintaxe

Em XML e XAML, todas as palavras-chave são colocadas entre chaves (<palavra-chave>). Normalmente, um bloco de definição começa com uma palavra-chave, como <Grid>, e termina com a mesma palavra-chave precedida por uma barra, como </Grid>. No caso de uma instrução de linha única, você também poderá encontrar esta sintaxe: <Label ... />. Outros atributos da palavra-chave, ou outras palavras-chave aninhadas no bloco, definem a estrutura da caixa de diálogo. XAML diferencia maiúsculas de minúsculas; portanto, preste atenção nas letras.

Controles mais usados

Grade (Grid)

Legenda (Label)

Caixa de texto (TextBox)

Botão (Button)

Associação

Editar arquivos XAML com o Visual Studio

É possível usar o Visual Studio para editar o arquivo .xaml. O Visual Studio ajuda você a inserir os elementos e evitar erros de ortografia.

Nota: É necessário ter o Visual Studio Express para Windows ou superior para seguir as instruções neste tópico. Se você ainda não tiver o Visual Studio, poderá fazer o download no site da Microsoft.
Exemplo de configuração do Visual Studio:
  1. Depois que o Visual Studio estiver instalado, inicie o aplicativo e clique no campo Novo projeto.
  2. Selecione o aplicativo WPF e dê ao novo projeto o nome e a localização desejados. Você também deve definir o caminho padrão; portanto, se quiser alterar a caixa de diálogo Padrão de dados mais de uma vez, sempre poderá utilizar esse projeto novamente.

Agora que está no novo projeto, você poderá ver a guia MainWindow.xaml, a guia MainWindow.xam.cs e outras. Você não precisa das guias, apenas do ambiente fornecido para editar o arquivo .xaml. Para fins de edição do arquivo .xaml, convém criar um vínculo com esse arquivo. Não é necessário colocar o .xaml no projeto.

  1. No Gerenciador de Soluções, clique com o botão direito do mouse no projeto e mova-o para Adicionar>Item existente.
  2. Navegue para o arquivo .xaml em Gerenciador de Soluções e selecione Adicionar como link.
    Nota: Se você não visualizar o arquivo .xaml, altere o tipo do arquivo acima do botão Adicionar.
  3. Quando o arquivo .xaml aparecer no Gerenciador de Soluções, clique duas vezes nele.

    Será exibido um erro chamado Problema ao carregar.

  4. Na lista de erros na parte inferior da janela do Visual Studio, localize o erro que informa que montagens e propriedades ou recursos não foram encontrados.
  5. Vá até o Gerenciador de Soluções e clique com o botão direito do mouse em Referências.
  6. Selecione Adicionar referências.
  7. Selecione a guia Procurar e pesquise por:
    • dataStandard.UI.DLL neste caminho: C:\ProgramData\Autodesk\Inventor 2018\Addins\Data Standard. Selecione-o e clique em OK.
    • CreateObject.DLL neste caminho: C:\ProgramData\Autodesk\Vault 2018\Extensions\Data Standard. Selecione-o e clique em OK.
    • Autodesk.Connectivity.Webservices.DLL neste caminho: C:\Arquivos de Programas\Autodesk\Vault 2018\ . Selecione esse arquivo e clique em OK.
  8. Se as alterações forem para CAD, selecione o arquivo .cfg que deseja modificar no Gerenciador de Soluções.

A caixa de diálogo é exibida na janela de desenho. Nesse momento, você pode selecionar uma área na caixa de diálogo, e o Visual Studio vai para essa parte no arquivo xaml. Comece a inserir ou modificar campos. Consulte Caixas de diálogo do Data Standard para obter mais informações.

Adicionar um campo à caixa de diálogo

  1. Decida onde deseja adicionar o novo campo. Em qual linha e em qual coluna a nova propriedade deve aparecer?
  2. Adicione uma nova linha à grade para que o controle possa ser inserido nessa posição. Se uma nova coluna for necessária, adicione-a. Acesse o arquivo XAML no controle grade (Grid) que contém o novo controle. Para essa grade (Grid), você encontrará <Grid.RowDefinitions> e <RowDefinition .../>. Adicione outro <RowDefinition/> no local onde deseja que a nova linha seja exibida. Defina a propriedade Height para o valor correspondente, um valor fixo ou automático (para espaço mínimo) ou * (para espaço máximo).
  3. Adicione o controle, como legenda (Label) e caixa de texto (TextBox), dentro da área <Grid> perto dos outros controles. Com os atributos Grid.Row e Grid.Column, você pode definir em que linha e em que coluna o controle será inserido. Você também pode definir as associações do controle. Dessa forma, os dados poderão fluir entre o controle e a propriedade. Se pretender fazer alterações no CAD, você também precisará configurar a propriedade no arquivo CFG correspondente.
  4. Quando você adiciona uma nova linha, todos os controles que estavam na linha de mesmo número e abaixo dela devem ser movidos para baixo. Para isso, incremente o atributo Grid.Row dos controles.