A clonagem objetos ao rotacioná-los produz uma variedade de efeitos, dependendo de como você define a transformação.
Shift + Rotacionar cria um Duplicar com uma orientação diferente.
Para duplicar com Shift + Rotacionar:
A localização do centro de transformação determina como o 3ds Max posiciona clones quando o usuário mantém pressionada a tecla Shift e gira.
Um objeto padrão do ponto de giro é localizado no centro ou sua base. Quando você mantém pressionada a tecla Shift e gira em torno do ponto de giro padrão de um objeto, os clones se sobrepõem uniformemente à medida que cada um é igualmente girado. Isso é verdadeiro para vários objetos com uma configuração local-pivot, já que cada objeto utiliza seu próprio Centro de local.
Clones de um objeto circular, como um cilindro, esfera ou pode ser sobreposta exatamente da original. Você pode precisar movê-las para fora do original para visualizá-las.
Com o snap de ângulo definido para dividir um círculo uniformemente, você pode produzir objetos simétricos complexos com base em objetos simples. Por exemplo, é possível duplicar um tetraedro em torno de um eixo e, a seguir, duplicar o novo conjunto sobre outro eixo para produzir uma estrela facetado.
Ao separar o local de giro do original, clones criar um wheel-like disposição. Long formas como petals ou palhetas, duplicada com o centro perto de uma extremidade, pode criar flores ou propellers. Consulte Ajuste de giro de implementação.
Você pode mover o ponto dinâmico local qualquer distância do objeto, a criação de matrizes circulares grandes. Já que a animação é limitado para o local de giro, esta é uma técnica na animação circular matrizes. Consulte Animação Shift + Rotacionar e Shift + Escala.
Para um ou vários objetos, o centro de seleção é o centro geométrico da caixa delimitadora que inclui toda a seleção. Clones são ordenados em torno desta centro, formando wheel-like matrizes.
Para um único objeto, este centro normalmente é diferente do seu local de centro, mas os efeitos são similares àqueles com base no local de um ponto de giro.
Usando o centro de coordenadas, manter pressionada a tecla Shift e girar pode produzir matrizes circulares de qualquer tamanho.
A rotação ocorre em torno do centro da grade principal, a tela, ou o sistema de coordenadas que você escolher. Enquanto clones podem ser criadas desta maneira, o processo não podem ser diretamente animados. Para obter detalhes sobre como superar este limite, consulte Animação Shift + Rotacionar e Shift + Escala.