Alinhamento de objetos

É possível alinhar uma seleção que consiste em um ou mais objetos, denominado a origem, com um objeto alvo. Há muitos usos para este recurso. Para precisão, um uso importante é o alinhamento da grade. É possível criar uma nova grade de objeto e alinhá-la a um objeto existente, manualmente após a criação ou automaticamente durante a criação usando o recurso Grade automática. De outra forma, é possível mover um objeto para uma grade em qualquer lugar em sua cena.

Alinhamento de objetos pelos centros, partes inferiores ou partes superiores de suas caixas delimitadoras

Objetos de origem e de destino

O alinhamento envolve duas entidades: uma é o objeto de origem ou o conjunto de seleção, onde o processo inicia; a outra é o objeto de destino, onde o processo de seleção termina.

Objeto de origem

O objeto ou objetos que você deseja mover para alinhamento com outro objeto. Selecione um ou mais objetos de origem para iniciar o processo de alinhamento.

Objeto de destino

Objeto utilizado para definir o alinhamento. Selecione o objeto de destino durante o processo de alinhamento. Não pode ser selecionado de antemão.

Depois de selecionar a origem, escolha o menu Ferramentas Alinhe ou clique no botão Alinhar na barra de ferramentas principal e, em seguida, selecione o objeto de destino.

Em seguida, a caixa de diálogo Alinhar é exibida. Para discussão das opções de alinhamento, consulte Alinhar.

Definindo um sistema de coordenadas

Os efeitos de alinhamento dependem do sistema de coordenadas de referência atual, tais como Vista, Universal ou Local. Você deve decidir qual sistema deseja utilizar antes de iniciar o alinhamento.

Reference Coordinate System (Sistema de Coordenadas de Referência)

Determina os eixos utilizados para o alinhamento de posição e o tamanho da caixa delimitadora para as posições máxima e mínima.

Para alinhar os objetos usando eixos ativos da grade:

  • Escolha Grade como o sistema de coordenadas de referência na lista da barra de ferramentas.

Para alinhar dois objetos usando seus próprios eixos:

  • Escolha Local como o sistema de coordenadas de referência. O alinhamento é, então, estritamente entre dois objetos. Caixas delimitadoras de objetos determinam as posições máxima e mínima.

Como um lembrete para você durante o processo, o sistema de coordenadas de referência aparece entre parênteses após a etiqueta Alinhar posição na caixa de diálogo Alinhar seleção.

Conceitos básicos sobre o alinhamento de objetos

Os controles de alinhamento estão em uma única caixa de diálogo. Quando você faz uma configuração, o objeto sendo alinhado se move imediatamente para a nova posição. Isso permite que você experimente o alinhamento até obter o que deseja. As configurações podem ser feitas em qualquer ordem.

Também é possível trabalhar passo a passo, aplicando as opções de posição, por exemplo, antes de decidir sobre a orientação final. Você pode cancelar a qualquer momento, retornando a cena para seu estado original. Também é possível desfazer qualquer alinhamento e começar de novo.

Alinhamento de vários objetos

Alinhamento de vários objetos com o objeto de seta (cada foto é ajustada em uma correção diferente)

Quando você seleciona vários objetos para alinhamento, as mesmas configurações se aplicam a todas elas. No entanto, o efeito em cada objeto de origem pode ser diferente. Na prática, você está alinhando objetos separados ao mesmo tempo com as mesmas configurações.

Para alinhar um conjunto de objetos como uma única unidade, selecione os objetos e agrupe-os. O alinhamento agora ocorre em relação ao giro e à caixa delimitadora de todo o grupo.

Alinhamento de subobjeto

É possível utilizar a opção Alinhar com qualquer seleção que possa ser transformada. O eixo do tripé torna-se a origem para alinhamento. Isso é feito acessando o nível de subobjeto do objeto antes de clicar em Alinhar.