O centro de transformação afeta transformações de escala e rotação, mas não tem efeito nas transformações de posição.
O 3ds Max permite que você escolha entre três tipos de centro de transformação usando o submenu Usar centro na barra de ferramentas principal. Quando você altera o centro de transformação, a junção do ícone de tripé do eixo é movida para o local que você especificar.
Por padrão, o 3ds Max define o centro de transformação como Usar centro do ponto de giro para objetos individuais. Quando você seleciona vários objetos, o centro de transformação padrão é alterado para Usar centro de seleção, pois os conjuntos de seleção não têm um ponto de giro. É possível alterar o centro de transformação em qualquer um dos casos, e o 3ds Max lembra e restaura a configuração do centro de transformação separadamente para seleções de um só objeto e de vários objetos (durante a sessão atual).
Por exemplo, você pode selecionar um objeto único e escolher Usar centro de coordenadas da transformação e, em seguida, selecionar vários objetos e escolher Usar centro do ponto de giro. Em seguida, quando você selecionar um único objeto, o 3ds Max retornará para Usar centro de coordenadas da transformação. Sendo assim, quando você selecionar múltiplos objetos, o centro retornará para Ponto de giro.
1. O usuário seleciona um único objeto.
2. O usuário clica em Usar centro de coordenadas da transformação no submenu Usar centro na barra de ferramentas principal.
3. O usuário adiciona o segundo objeto à seleção.
4. O centro de transformação muda para Usar centro de seleção quando o conjunto de seleção contém mais de um objeto.
5. O usuário clica em Usar centro do ponto de giro enquanto vários objetos ainda estão selecionados.
6. O usuário seleciona um único objeto.
7. O centro de transformação retorna para Usar centro de coordenadas da transformação (consulte a etapa 2).
8. O usuário seleciona vários objetos.
9. O centro de transformação retorna para Usar centro do ponto de giro (consulte a etapa 5).
Embora as opções do centro de transformação geralmente sejam úteis no nível de objeto, elas normalmente não são convenientes ao transformar seleções de subobjetos. Você pode sobrepor o centro de transformação ativo e executar a transformação atual sobre um ponto temporário usando encaixes. Quando Encaixes está ativo e a sua seleção é bloqueada, o ponto de encaixe definirá o ponto sobre o qual a transformação é executada. Com esta técnica, você pode:
Para obter mais detalhes, consulte Configurações de encaixe.
Devido à natureza do enquadramento-chave, você pode animar transformações de rotação e de escala de forma adequada somente usando o ponto de giro de um objeto local. Por exemplo, durante a modelagem, você pode girar um objeto que é deslocado da origem do mundo em torno do sistema de coordenadas central do mundo. O objeto varre em torno da origem em um arco grande. No entanto, se você tentar animar isso, o objeto girará em torno de seu eixo local e se moverá em uma linha reta de uma extremidade do arco para a outra.
Para evitar esta discrepância, quando o botão Chave automática está ativado e o botão Rotação ou Escala está ativo, o submenu Usar centro fica indisponível e definido como Usar ponto de giro. Quando o botão Chave automática está desativado, todas as transformações utilizam as configurações do centro descritas anteriormente.
É possível substituir este comportamento desativando Centro local durante a animação nas configurações de Preferências da animação.
Lembre-se que isso afeta somente o centro da transformação. A orientação do sistema de coordenadas da transformação selecionada continua em vigor.
Você pode animar uma rotação ou escala sobre um ponto fora de centro vinculando o objeto como o filho de um objeto de ajuda fictício e, em seguida, girar ou dimensionar o objeto fictício.
Outra técnica é deslocar o ponto de giro do objeto usando o painel Hierarquia.
Para obter informações sobre vinculação, objetos fictícios e o painel Hierarquia, consulte Hierarquias.