Fornece controles básicos para especificar o arquivo de gráficos de vetores, como ele é inserido e algumas opções de saída.
Os principais controles do Mapa de vetor são similares aos de Bitmaps.
Clicar em recarregar para qualquer instância do mapa atualiza o mapa em todas as ranhuras de amostra e na cena.
As opções de Filtragem permitem selecionar o método de definição de média de pixels usado na suavização de serrilhado do arquivo de gráfico de vetor.
Quando ativado, executa uma etapa de suavização de serrilhado ao renderizar o Mapa vetorial. Padrão=ativado.
Mapas mip são um conjunto de bitmaps com menos detalhes. O primeiro tem a metade do tamanho da imagem original, o próximo tem a metade do tamanho desse e assim por diante, até um único pixel. (Você pode imaginá-los como uma organização em pirâmide.) Eles são utilizados para otimizar o tempo de exibição e reduzir o serrilhado quando a textura deve ser exibida em tamanho inferior ao total. Por exemplo, se a imagem original tiver 512 x 512 pixels, mas a área na qual ela deverá ser exibida tiver somente 100 pixels quadrados, o dispositivo de exibição interpolará entre os mipmaps de 128 x 128 e de 64 x 64.
É recomendado gerar minimapas quando a cena for animada, pois isso poderá melhorar o tempo de renderização.
Alguns parâmetros, como opacidade ou nível especular, possuem um único valor, ao contrário dos componentes de cores com três valores dos materiais. Os controles nesse grupo determinam a origem do canal modo de Saída, de acordo com o arquivo de vetor de entrada.
A Saída do canal de RGB determina de onde vem a parte do RGB de saída. Os controles neste grupo afetam somente mapas de componentes de material que exibem cores: Ambiente, Difusa, Especular, Cor do filtro, Reflexão e Refração.
Os controles nesse grupo permitem cortar o arquivo de gráfico de vetor ou reduzir seu tamanho para personalizar o posicionamento. Recortar um arquivo de gráfico de vetor significa reduzi-lo a áreas retangulares menores do que as que ele tinha originalmente. Recortar não altera a escala do gráfico.
O posicionamento de um arquivo de gráfico de vetor permite dimensionar o mapa e posicioná-lo em qualquer lugar dentro de seu quadro. O posicionamento poderá alterar a escala do gráfico, mas mostrará o gráfico inteiro. Os quatro valores que especificam o posicionamento e o tamanho da região de recorte ou de posicionamento são todos animáveis.
As configurações de recorte e posicionamento somente afetam o gráfico enquanto ele é usado para este mapa e todas as instâncias do mapa. Elas não têm efeito no arquivo de gráfico de vetor em si.
Para visualizar os resultados da edição da região, ative Aplicar (consulte o anterior). As alterações na região são mostradas conforme são realizadas.
A janela de gráfico de vetor possui os controles U/V e W/H (largura/altura) em sua barra de ferramentas. Utilize-as para ajustar a localização e o tamanho da imagem, ou da área de corte.
Quando a opção Posicionar está selecionada, a ação de arrastar as alças da área da região altera a escala do gráfico de vetor (mantenha pressionada a tecla Ctrl para preservar a proporção); arrastar a imagem altera sua localização na área do quadro.
O botão UV/XY à direita na barra de ferramentas da janela permite alternar entre as coordenadas de UV ou XY nos controles giratórios da barra de ferramentas (Padrão = UV). .
Com a opção Posicionar ativada, o tamanho e a posição especificados pelos controles giratórios ou pela janela de edição são ignorados. Em seguida, o 3ds Max seleciona uma posição aleatória de tamanho e bloco para a imagem.
Os controles nesse grupo determinam a origem do canal alfa de Saída de acordo com o bitmap de entrada.