Operador de força mParticles

O operador de força mParticles é parecido com o operador de força padrão, mas é mais adequado para o uso de simulação. O operador de Força regular ajusta a velocidade da partícula. Isso não é útil se você usar o mParticles World para executar a simulação, porque é necessário usar o operador Comutador do mParticle para retransmitir as informações de velocidade ajustada para simulação ao ativar Corresponder posição ou velocidade > Velocidade. Mesmo com isso, a manipulação direta constante dos dados de velocidade pode distorcer o fluxo de trabalho da simulação. A força mParticles define forças reais que influenciam as partículas e as informações de campo de força são passadas para a simulação do MassFX.

Como com o operador de força padrão, é possível usar a Fiação de script com o operador de força mParticles para definir a configuração Influência. Uma opção adicional é a capacidade para ligar o parâmetro Influência com um canal de dados em um operador Dados. Para isso, selecione a opção Do operador de dados e use também o suboperador mParticles de saída para ser definido como o tipo Influência de força para saída.

Dica: Em geral, coloque todos os operadores mParticles acima de um mundo mParticles operador em um evento, portanto, as propriedades do MassFX definidos mediante os operadores são conhecidos para o mecanismo de simulação antes que a simulação ciclo é iniciado.

Consulte também: Operador de arraste mParticles

Interface

Como o operador de força mParticles é projetado para uso de simulação, ele tem algumas outras opções que o operador de força padrão.

Distorções espaciais de força
Lista as distorções espaciais atuais na simulação.

Para adicionar uma distorção de espaço à simulação, clique em Adicionar e selecione a distorção de espaço ou, para adicionar várias ao mesmo tempo, use Por lista. Para remover uma distorção de espaço, realce o nome na lista e clique em Remover.

=>
Para selecionar uma distorção de espaço designada na força mParticles, realce-a na lista e clique neste botão. Isto seleciona a distorção de espaço na cena e facilita o acesso aos parâmetros da distorção de espaço.
Tipo de força
Define a magnitude da força, como afetadas pelas propriedades de partículas. O operador de força padrão aplica o mesmo valor de força a uma partícula; a magnitude é afetada somente pela velocidade e posição da partícula. Com o operador de força padrão, se duas partículas tiverem a mesma posição e velocidade, então a mesma força é aplicada nessas partículas.

O operador de força mParticles operador também pode levar em consideração outras propriedades de partículas (sua massa e forma) usando a opção Tipo de força apropriada:

  • Gravidade A magnitude da força é ajustada pela massa de partículas, em proporção direta (quanto maior a massa, maior a força) de maneira, de certa forma similar, ao efeito da gravidade. A opção mais próxima assemelha-se ao operador de força padrão. Como a força é ajustada proporcionalmente à massa de partículas, duas partículas, mesmo com diferentes massas, irão viajar com a mesma velocidade, como um famoso experimento no qual Galileo solta dois pesos diferentes de cima da torre de Pisa.
  • Superfície A magnitude da força é ajustada à área de superfície de partículas visível a partir da direção da força. Este tipo simula o efeito da força do vento.
  • Uniforme A magnitude da força é aplicada como está, sem qualquer ajuste da massa ou do tamanho da partícula. Isso é como uma força finita de uma força externa. Com este tipo de força, se duas partículas de diferentes tamanhos possuem diferentes massas, então a maior partícula aceleraria a menor.

Para vídeos que mostram os efeitos da opção Tipo de força, consulte Tipo de força.

Forçar limite de variação
Quando esta opção estiver ativada, a força aplicada em uma partícula é calculada como uma força cumulativa aplicada a todos os vértices de uma forma de partícula. Portanto, uma força não uniforme pode criar um momento de torque.

O operador de força padrão usa a posição e velocidade da partícula para calcular a força aplicada. Ele não leva em consideração as propriedades dimensionais da partícula; uma partícula é considerada como um ponto.

O operador de força mParticles pode levar em consideração o tamanho de partículas ao lidar com forças não uniformes (forças cujos valores no espaço variam). Se uma partícula possui um tamanho significante, uma força aplicada a uma extremidade de uma partícula pode diferir da força aplicada na outra extremidade. A diferença de força também pode criar uma força de torque aplicada a uma partícula.

Para vídeos que mostram os efeitos da opção Limite de variação de força, consulte Limite de variação de força.

Tamanho de forma
O tamanho mínimo de partícula, em que a força aplicada é calculada como uma força cumulativa é aplicada em todos os vértices de uma forma de partícula. Com esta opção, é possível acelerar os cálculos, especificando que força para as partículas suficientemente pequenas podem ser calculadas como aplicadas em um ponto de partícula. Disponível somente quando a opção Limite de variação de força estiver ativada.
Campo de força em sobreposição
Determina como várias forças que ocupam o mesmo volume do espaço afetam as partículas. Com Aditivo, as forças são combinadas de acordo com suas forças relativas. Com Máximo, somente a força com a maior força afeta as partículas.
Influência %
Especifica a resistência com a qual a força ou forças são aplicadas às partículas como uma porcentagem. Padrão = 1000.0.
Expoente (10 ** N)
Esta configuração pode ser útil ao lidar com diferentes tipos de força. O efeito geral de uma força aplicada pode ser afetada por massa/tamanho da partícula, portanto pode ser necessário aplicar valores de grande força ao lidar com pequenas partículas. Para simplificar o processo, não é necessário aumentar o valor % influência por uma ordem de magnitude; ao invés disso, é possível simplesmente aumentar o girador Expoente por 1.
Influência de deslocamento
Escolha o período de tempo para aplicar os parâmetros animados. Isto funciona da mesma forma que no operador de força padrão. As opções são:
  • Absoluto Time qualquer conjunto de chaves para parâmetros são aplicados à cada real de quadros para que eles são definidas.
  • Idade de partículasQuaisquer teclas definidas para parâmetros são aplicadas nos quadros correspondentes à existência de cada partícula.
  • Duração de evento qualquer conjunto de chaves para parâmetros são aplicados à cada partícula começando quando ele primeiro insere o evento.
Impulso na entrada de evento
Aplica a força somente uma vez, quando uma partícula insere o evento. O valor da força aplicada é calculada como se a força fosse aplicada constantemente para o período de tempo especificado pelo valor Flambagem de tempo.
Importante: Quando a forma de mParticles estiver definida para definir a massa pela densidade e a Força mParticles> Tipo de força estiver definida como Gravidade (consulte o anterior), não use o Impulso na entrada de evento, á que pode levar a erros de simulação.

Quando esta opção estiver desativada, são aplicadas forças constantemente enquanto as partículas são apresentadas no evento que contém o operador de força Particles. O Impulso no evento de entrada é útil quando é necessário aplicar força somente quando uma partícula entra no evento, talvez como "jolt" ou "impulso" para ser aplicado em uma partícula para alterar sua velocidade ou giro.

Distorção de tempo
O período durante o qual a força é calculada quando a opção Impulso na entrada de evento é ativada; esta força derivada é aplicada instantaneamente em cada partícula no momento em que ela entra no evento.

Para um vídeo que mostra os efeitos de valor Flambagem de tempo, consulte Flambagem de tempo.